Notícia sobre a CNH SURPREENDEU brasileiros; saiba qual é

Vem saber do que se trata esta novidade com relação à Carteira Nacional de Habilitação, que é um importante documento, principalmente se quiser conseguir um novo emprego.

Uma notícia sobre a CNH surpreendeu os futuros motoristas recentemente. Isso porque o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está disponibilizando a CNH Social em alguns estados, que é um procedimento totalmente gratuito para obter a Carteira Nacional de Habilitação.

A CNH Social tem como objetivo fornecer o documento para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, porque a emissão do documento costuma ser bastante cara, em torno dos R$ 3 mil. No entanto, esse valor varia de estado para estado. Vem saber quais localidades fornecem este benefício.

Notícia sobre a CNH SURPREENDEU brasileiros; saiba qual é
Vem saber qual é esta notícia sobre a CNH Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Notícia sobre a CNH surpreendeu os futuros motoristas

Pra ter direito ao benefício é preciso seguir alguns requisitos. É importante ressaltar que a carteira de habilitação é um documento fundamental, sobretudo para aquelas pessoas que querem conseguir um emprego, já que o documento é exigido para quem quer trabalhar com o transporte por aplicativo, por exemplo.

Entre os critérios principais para participar da CNH Social neste ano, estão os seguintes: ser aluno da rede pública de ensino, caso seja estudante; estar desempregado por mais de um ano, pelo menos; possuir inscrição para o Cadastro Único (CadÚnico); ser maior de idade ou ter mais de 18 anos; saber ler e escrever; possuir renda familiar de até dois salários mínimos por mês; e também ser beneficiário de algum programa social.

Entre os estados brasileiros que disponibilizam o serviço, estão os seguintes: Amazonas; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso do Sul; Maranhão; Minas Gerais; Paraíba; Pernambuco; Rio Grande do Norte; Roraima; Rio Grande do Sul e São Paulo. Vale ressaltar que a CNH Social só é válida para as categorias A e B, para moto e carro.

Veja também: O prazo para RENOVAR a CNH MUDOU: fique por dentro das informações

Como funciona o processo de emissão da carteira de habilitação?

O processo de inscrição é o primeiro passo e deve ser feito junto ao Detran de cada estado. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário com as informações necessárias. Para seguir com o procedimento, o candidato precisa passar por dois exames médicos, que são os seguintes: o teste psicotécnico e a avaliação com o oftalmologista. Ambos os exames devem ser feitos em clínicas devidamente credenciadas pelo Detran.

As demais etapas seguem normalmente, como as aulas teóricas, nas quais os futuros motoristas vão adquirir conhecimentos como leitura de placas, mecânica, legislação de trânsito, primeiros socorros e também as noções básicas de direção.

Ao cumprir a carga horária necessária das aulas teóricas, o candidato vai realizar uma prova no próprio Detran. Ao atingir a pontuação mínima de 21 pontos, o candidato estará apto para ter as aulas práticas.

Nestas aulas práticas, como o próprio nome sugere, os futuros motoristas vão aprender a dirigir de fato, a ter contato com o carro ou com a moto. São 20 horas de aula prática, divididas em via pública, aulas durante o dia e também no período noturno. Por fim, o candidato passa pela prova prática, que deve ser realizada no pátio do Departamento Estadual de Trânsito. Ao ser aprovado, o candidato deve aguardar o período necessário para ter a CNH em mãos.

Saiba mais: Se você cometer alguma DESTAS infrações, perde a CNH na hora