Notícia INCRÍVEL para os brasileiros que pagam IPVA

Se você faz parte do grupo de brasileiros que devem pagar obrigatoriamente o IPVA, confira abaixo uma notícia incrível! As informações, podem ser surpreendentes.

Para quem não possui muita familiaridade com o assunto, o nosso país tem hoje em dia um número surpreendente de pessoas que possua uma Carteira Nacional de Habilitação, a famosa CNH. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo DETRAN, atualmente temos por volta de 70 milhões de condutores que possuem a CNH de forma devida.

E como muitos já devem saber, cada um destes condutores brasileiros possuem obrigações para conseguirem manter suas documentações e veículos devidamente regulares. Uma destas obrigações, é claro o famoso Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor, o famoso IPVA. Se você também paga o IPVA anualmente, confira abaixo uma excelente notícia.

Entenda melhor! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Mas afinal, para o que realmente serve o IPVA?

Qualquer brasileiro comum que deve prestar contas com o governo, com certeza vai te dizer que o Brasil possui impostos demais. E de fato, às veze pode parecer que o nosso país conta com muitos tributos, cada um muito específico a sua área de atuação. Entretanto, o que muitas pessoas podem não saber, é que estes impostos são fundamentais para que o Brasil continue funcionando de melhor forma possível.

Um destes impostos, como já mencionamos em parágrafos anteriores é Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor, o IPVA. Este tributo, para quem não conhece a fundo, serve principalmente para angariar fundos para a região de registro do veículo automotor terrestre. Dessa forma então, o local de registro irá conseguir efetuar melhorar no trânsito local, consertando ruas, implementando sinalizações melhores e até mesmo, efetuando a contratação de guardas.

Mas isso, claro, é quando começamos a falar do bem coletivo. Quando tratamos apenas do indivíduo que possui a obrigação de realizar o pagamento da Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor, a história é outra. Isso porque, o imposto é obrigatório e o seu não pagamento rende resultados negativos para o proprietário. O mais óbvio e conhecido deles, é a irregularidade do veículo. Rodar as ruas do Brasil com um veículo pode resultar na cassação do mesmo, e em penalidades na CNH.

Veja também: Carteira de motorista GRÁTIS pode ser solicitada ainda HOJE: veja como funciona o CNH Social

Confira notícia para brasileiros que pagam o IPVA

Como já conseguimos estabelecer previamente, o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor é um tributo de caráter obrigatório para todos os brasileiros que têm sob sua posse um veículo. Similarmente, como também vimos nesse texto, o não pagamento deste tributo pode gerar inúmeros resultados negativos para o cidadão brasileiro. Infelizmente porém, os valores do IPVA não costumam ser nada baixos, o que deixa muitos condutores desesperados quando é chegada a hora de efetuar este pagamento.

A boa notícia, é que o governo federal brasileiro concede uma isenção ao IPVA para alguns brasileiros. Dessa forma, se você se enquadra em qualquer uma das características, não terá que realizar o pagamento do imposto de forma obrigatória. É isso mesmo que você leu! Se você encontra dificuldade na hora de pagar o imposto, pode ser que você esteja apto à isenção. Confira abaixo a lista de quem tem direito.

  • Veículos fabricados há mais de 20 anos;
  • Pessoas com Deficiência (PcD);
  • Veículos com valor menor que R$20 mil;
  • Veículos filantrópicos;
  • Veículos diplomáticos;
  • Veículos religiosos.

Veja também: Motoristas tem menos de 72 HORAS para conseguir desconto no IPVA