- Publicidade -

Pronatec 2022: Ministério da Educação publica normas para execução de Bolsa-Formação

Confira todos os detalhes sobre como serão feitas as ofertas de cursos profissionalizantes do Pronatec em 2022! 

0

Com o mercado de trabalho muito abalado por conta da pandemia, muitos brasileiros agora estão precisando melhorar o seu currículo. E a boa notícia é que o Pronatec 2022 deve voltar com força já nos próximos meses. 

- Publicidade -

Saiba o que foi divulgado oficialmente e quais serão as propostas para o próximo semestre. Pode ser a sua oportunidade de começar um curso de forma totalmente gratuita.

Pronatec 2022: Ministério da Educação publica normas para execução de Bolsa-Formação
Pronatec 2022: Ministério da Educação publica normas para execução de Bolsa-Formação /Imagem: Folha PE

Normas Pronatec 2022

Ótima notícia: foram divulgadas as normas do Pronatec para 2022. O texto já saiu no Diário Oficial da União e foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC). 

- Publicidade -

Para quem ainda não ouviu falar, o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já chegou a oferecer milhões de vagas no Brasil inteiro. 

O programa sempre ofereceu bolsas de estudo do Pronatec para quem quer fazer cursos profissionalizantes, mas diminuiu muito nos últimos anos. Por isso a notícia do retorno em maior escala pode ser muito interessante. 

Bolsa-Formação Pronatec 2022

O texto que saiu no Diário Oficial é importante para a implementação de Bolsas-Formação do Pronatec em 2022. A ideia é que em breve mais oportunidades com essa ajuda sejam disponibilizadas. 

- Publicidade -

De acordo com as normas, a intenção do programa é expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica. Além disso, os tradicionais cursos e programas de formação inicial ou continuada devem crescer também. 

O foco em qualificação profissional pelo Pronatec 2022 também está em destaque pensando na melhoria do currículo de milhões de brasileiros. 

As bolsas do Pronatec em 2022 deverão ser para geração de trabalho, emprego e renda, pensando na formação de trabalhadores e estudantes. 

Quem pode receber Bolsas Pronatec 2022

- Publicidade -

Nessas primeiras normas também foram disponibilizados detalhes sobre as modalidades de Bolsas-Formação do Pronatec para os próximos semestres. 

De acordo com a portaria, existem alguns perfis com prioridade. Quem tem direito à Bolsa-Formação do Pronatec 2022 com prioridade são:

  • Estudantes da rede pública (incluindo alunos do EJA); 
  • Trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda; 
  • Dependentes de quem recebe de programa de transferência de renda; entre outros. 

As normas também estimulam a participação de pessoas com deficiência, adolescentes e jovens, povos indígenas, comunidades quilombolas, mulheres chefes de família, entre outros grupos. 

- Publicidade -

Cursos de Formação Pronatec 2022

Outra boa notícia é que a portaria também fala sobre como devem ser organizados os cursos do Pronatec 2022. 

Todos os detalhes sobre as vagas do Pronatec, as ofertas de capacitações e até mesmo as certificações estão disponíveis no documento. Isso é bom já que facilita instituições que querem participar e oferecer bolsas. 

E quais serão os cursos do Pronatec em 2022? Isso vai depender de qual instituição vai querer oferecer vagas. Mas é muito provável que apareçam oportunidades com foco em entrada no mercado de trabalho. 

Veja também: Pronatec 2022: Inscrições, Cursos E Vagas – Site Oficial

Inscrição Pronatec 2022

Finalmente, as inscrições para o Pronatec 2022 devem começar ainda no primeiro semestre. Com a portaria definindo todos os detalhes, agora cabe apenas às instituições entrarem em contato para oferecer as oportunidades. 

Por isso, fique atento para as novas inscrições no Pronatec 2022 que podem começar a qualquer momento em diferentes unidades de capacitação profissionalizante. 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais