Normas ABNT atualizadas para TCC e Monografias 2017

Normas ABNT atualizadas para TCC e Monografias 2017 – Veja como elaborar o seu trabalho!

Confira as principais normas da ABNT para TCC e saiba como estruturar o seu trabalho conforme as normas atualizadas!

Que estudante prestes a realizar o seu TCC ou monografia nunca se sentiu assustado diante da tão citada “normas ABNT”?

Apesar de parecerem difíceis de aplicar, as Normas da ABNT (ou Associação Brasileira de Normas Técnicas) não são este bicho de sete cabeças que muita gente pensa que é. O problema é que, em muitos casos, é a orientação em questão às normas que não oferecem clareza, e fazem parecer que elas são complicadas.

Para facilitar o seu entendimento de como aplicar as normas da ABNT em seu TCC ou Monografia, preparemos este artigo com tudo o que você saber. Preparado?

Como montar a estrutura do trabalho

Regras ABNT

A primeira coisa que é preciso saber antes de dar início ao trabalho monográfico é a respeito da sua estrutura.

A seguir, veja as partes que a Monografia, TCC, Tese ou Projeto devem possuir, de acordo com as normas da ABNT:

– Elementos Pré-Textuais

– Elementos Textuais

– Elementos Pós-Textuais

É importante informar que é válido buscar informações sobre as exigências impostas pela sua instituição de ensino, uma vez que cada uma possui requisitos e exigências específicos.

Devem fazer parte da categoria Pré-Textuais:

Normas ABNT atualizadas para TCC e Monografias 2017– Capa: Nela deve conter o nome da instituição de ensino, o curso, nome do autor, título do trabalho, cidade, estado e ano.

– Folha de rosto: Neste item devem estar descritos o título do trabalho, o município, estado, ano, uma breve contextualização do trabalho, objetivo do mesmo e o nome do professor orientador.

– Folha de aprovação: Folha onde, posteriormente será lançada a nota do trabalho. Nela deve conter o nome do orientador e dos professores que examinarão o trabalho.

– Dedicatória;

– Resumo: Um único parágrafo com 100 a 150 no máximo. No fim, é necessário ter as palavras-chave do trabalho.

– Abstract: É o resumo do item acima, transcrito e traduzido em outro idioma. Geralmente, os estudantes optam pelo inglês.

– Lista de Ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e lista de Símbolos (caso seja utilizado qualquer um destes itens);

– Sumário.

A categoria seguinte, a de Elementos Textuais devem conter:

– Introdução: Texto introdutório, onde devem ser tratados os assuntos abordados no trabalho, a justificativa e o objetivo.

– Desenvolvimento: Parte principal do estudo, onde ele deve ser detalhadamente explicado e abordado;

– Considerações Finais: Fim do estudo, onde os resultados do estudo devem ser apresentados.

Já a terceira parte, os Elementos Pós-Textuais devem conter:

– Referências: Lista numerada em ordem alfabética, onde o leitor possa localizar todos os títulos utilizados para o desenvolvimento da monografia;

– Apêndice: Item opcional, relacionado às obras que serviram de apoio para o desenvolvimento do estudo, como por exemplo, questionário, entrevistas e gráficos.

 Formatação das normas ABNT

Formatação das normas ABNTAgora que você já sabe como deve ser desenvolvido o “corpo” do seu trabalho, é preciso saber como deve ser feita a formatação. A formatação também é de extrema importância, pois além de ela possuir um padrão universal, ela facilita a distribuição do trabalho, além de deixa-lo visualmente mais bonito.

Itens como “Justificar”, que geralmente passam despercebidos por muita gente, devem ser levados em consideração.

A formatação exigida pelas normas da ABNT são as seguintes:

– Papel A4 branco;

– Fonte Times New Roman ou Arial, em cor preta (automático) em tamanho 12. No caso de citações que ultrapassem três linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas; o tamanho da fonte deve ser 10. Palavras em outro idioma devem estar em itálico.

– As margens direita e inferior devem ter 2cm. Já as margens esquerda e superior 3cm.

– Parágrafos e espaçamento: 1,5 entre linhas;

– O alinhamento do trabalho deve ser justificado, para que o conteúdo fique todo alinhado, deixando o trabalho visualmente mais bonito e distribuído.

Mais informações acesse o site oficial da ABNT.

 

Leia Também