Não posso mais usar o cartão físico para fazer compras na internet? Entenda a POLÊMICA!

Muitas pessoas entendem que utilizar o cartão virtual apra realizar compras online é mais seguro do que usar a versão física, mas será verdade? Entenda a afirmação!

Hoje em dia é muito difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha feito pelo menos uma compra online. O volume desse tipo de transação cresceu muito nos últimos anos, devido à comodidade. Para se ter ideia, conforme uma pesquisa da NIQEbit, somente em 2023 houve um aumento de 6% no número de brasileiros que preferem essa modalidade de compra. Para isso, é comum utilizar o cartão como forma de pagamento. 

Entretanto, muito se fala sobre não utilizar cartões virtuais na hora de transações digitais, pois eles teoricamente seriam menos seguros do que os virtuais. Para entender se isso é verdade, acompanhe o texto abaixo!

Você usa o cartão virtual ou físico para fazer compras online? Saiba que um deles pode ser mais seguro do que o outro. Entenda as razões!
Você usa o cartão virtual ou físico para fazer compras online? Saiba que um deles pode ser mais seguro do que o outro. Entenda as razões! / Foto: divulgação

Quais as diferenças entre um cartão físico e um virtual?

Primeiramente, antes de saber se essa informação realmente procede, é bom entender quais as diferenças entre um tipo de cartão para o outro. Através do modelo tradicional, impresso em plástico, você consegue pagar em maquininhas, tanto com a senha quanto através da aproximação. Ele também serve para compras online, é claro. 

Além disso tudo, através do cartão físico o cliente pode realizar saques e operações semelhantes em caixas eletrônicos, o que facilita bastante na hora de ter dinheiro físico. Em contrapartida, ele é mais fácil de clonar, além de haver maior possibilidade de perda, roubo ou qualquer outro tipo de dano.

Já no caso da versão virtual, ele funciona basicamente da mesma forma que o anterior, mas com algumas mudanças. Apesar de normalmente ser utilizado em compras online, ele também serve para comprar em lojas físicas, com o auxílio de uma carteira digital, por exemplo. Fora isso, não há riscos de perda ou roubo, a não ser que você perca seu celular. 

Veja também: Como conseguir a carta de concessão do INSS? Saiba mais!

Afinal, é de fato mais seguro comprar na internet com o modelo virtual?

Agora que você já entendeu como ambos os modelos de cartão funcionam, podemos falar que, no geral, é sim mais seguro utilizar um plástico virtual para realizar compras online. Isso porque, além de não ser fácil clonar um desses cartões, ele ainda conta com uma grande vantagem, que é a possibilidade de apagar os dados depois de uma compra. 

Por exemplo, você pode realizar uma compra em uma loja e, em seguida, bloquear o cartão que acabou de utilizar, criando uma outra versão virtual para comprar em um próximo estabelecimento. Isso faz com que não haja risco de perder os dados, sendo lesado por algum criminoso logo depois. 

Ainda, hoje em dia alguns bancos oferecem a possibilidade de criar cartões virtuais temporários. Em suma, eles funcionam da mesma forma que os normais e, depois da compra, o dinheiro fica na fatura assim como qualquer outra. Acontece que, após 24 horas, o cartão deixa de existir e não pode mais ser utilizado. Essa é outra forma de garantir maior segurança. 

Se você utiliza apps de delivery, por exemplo, pode usar um cartão específico para fazer os pagamentos ou gerar rapidamente um modelo temporário, o que também ajuda muito. Portanto, opte por eles quando for realizar suas compras online.

Veja também: Posso sacar o meu FGTS para viajar nas férias?