Não perca o prazo MÁXIMO de saque do PIS/Pasep: você pode ficar sem o seu dinheiro
O abono salarial do PIS/Pasep é pago todos os anos aos brasileiros que se enquadram nos critérios do Governo Federal. Confira o prazo para resgate.
O PIS/Pasep é um benefício criado pelo Governo Federal para atender os trabalhadores brasileiros. Ele funciona como uma espécie de 14⁰ salário pago todos os anos. O PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos que são contratados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Enquanto isso, o PASEP (Programa de Formação Patrimonial do Servidor Público) é para os funcionários públicos, como o nome já diz.
Vale destacar que não basta ser CLT ou servidor para ter acesso ao abono salarial. Os brasileiros precisam se enquadrar nas regras definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Neste ano, a pasta já liberou o saque para todos os beneficiários. A verdade é que existe um prazo para o saque. Caso seja desrespeitado, o trabalhador fica sem o dinheiro. Continue lendo esta matéria para saber qual é a data limite para resgatar o PIS/PASEP.

Como o Governo organiza o cronograma do PIS/Pasep
Antes de mais nada, é importante deixar claro como o Governo organiza o pagamento do abono salarial. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep pelo Banco do Brasil. No primeiro caso, o calendário segue a data de aniversário do trabalhador. No segundo, o pagamento é feito de acordo com o último algarismo da inscrição no programa.
Os pagamentos começam no final do ano e se encerram em julho. Ou seja, todos os trabalhadores que se enquadram nos critérios já podem sacar. No entanto, é necessário respeitar a data limite para não perder o benefício. O pagamento sempre ocorria um ano depois do ano trabalhado. No entanto, desde a pandemia, o Governo paga o PIS/Pasep dois anos depois. Quem recebe em 2023, por exemplo, atuou em 2021.
Pela lógica, em 2024, os brasileiros que atuaram em 2022 vão receber. No entanto, o Governo ainda não fez a confirmação. O calendário ficará disponível em janeiro, como de praxe.
Confira o prazo para resgate
Dito isso, o prazo para resgatar o PIS/Pasep em 2023 é até o dia 28 de dezembro. Caso contrário, os recursos voltam aos cofres da União e será necessário esperar para solicitar o benefício.
Veja também: Governo prepara verdadeiro PRESENTE para quem recebe o PIS/Pasep em 2024: benefício pode vir em DOBRO?
Afinal, quem pode resgatar o abono salarial?
Os brasileiros podem resgatar o abono salarial, desde que se enquadrem nas seguintes regras.
- Estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos. Vale destacar que ele também deve estar atuando como CLT ou servidor por, no mínimo, cinco anos;
- Receber até dois salários mínimos;
- Ter todas as informações atualizadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
- Por fim, é necessário ter atuado por, ao menos, 30 dias (um mês) durante o ano-base, o ano de referência.
O valor do benefício é atrelado ao salário mínimo. Quem ainda não sacou, poderá resgatar até R$ 1320,00. A quantia disponível para saque varia com o tempo em que ele exerceu atividade remunerada durante o ano-base.
Veja também: Feira VIRTUAL e gratuita de empregos: 10 mil vagas abertas para quem está começando!