- Publicidade -

Não passou no ENCCEJA? Veja as alternativas e nova oportunidade em 2022

Saiba como terminar os estudos rapidamente em 2022: novas oportunidades pelo ENCCEJA, EJA e Supletivo.

0

Muitas pessoas estão tentando conseguir o seu certificado de Ensino Médio e Fundamental. E se você não passou no ENCCEJA em 2021, fique tranquilo: novas oportunidades vão surgir em 2022. 

- Publicidade -

A seguir selecionamos algumas das principais oportunidades para finalizar sua educação no próximo ano. Confira as principais modalidades e tipos de certificações existentes.

Não passou no ENCCEJA? Veja as alternativas e nova oportunidade em 2022
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

EJA 2022 – Como fazer

Vamos começar falando das oportunidades mais tradicionais: as vagas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2022

- Publicidade -

Para quem ainda não conhece, o EJA é uma modalidade criada em 2007 pelo Governo Federal pensando em substituir os tradicionais supletivos. Por isso existem ofertas desse tipo de turmas em todas as regiões do país. 

Mas é importante saber que as ofertas da Educação de Jovens e Adultos são feitas regionalmente. Ou seja, não existe um programa nacional de oferta de vagas – como acontece com o Encceja. 

Então como fazer o EJA 2022? Fique atento para as seguintes chamadas:

  • Procure escolas municipais e estaduais perto da sua casa e confirme se novas vagas vão abrir em 2022; 
  • Acesse o site da Secretaria de Educação do seu município ou estado. 

- Publicidade -

EJA a Distância 2022

Outra oferta que cresceu muito durante a pandemia e deve surgir com força nos próximos semestre é o EJA EaD 2022

A modalidade de EJA Ensino a Distância em 2022 pode ser feita de duas maneiras: com aulas EaD e aplicação de prova presencial; ou apenas com provas que são feitas presencialmente (de forma impressa ou por computador). 

É importante lembrar que esse tipo de oferta ainda não está disponível em todas as regiões. Mas com a pandemia, o crescimento desse tipo de turma aumentou e devem surgir opções desse tipo em todo o Brasil nos próximos semestres. 

- Publicidade -

Para fazer o EJA EaD 2022 também é necessário procurar escolas mais próximas com esse tipo de oferta ou então buscar outras opções como a que vamos falar a seguir. 

Sesi EJA 2022

Outra opção que vem crescendo muito de norte a sul do país são as turmas do Serviço Social da Indústria (Sesi). 

Existem as opções presenciais e também as chances do Sesi EJA EaD 2022. Trabalhadores da indústria e seus dependentes geralmente podem fazer essas aulas gratuitamente – público em geral pode conseguir bolsa em algumas regiões. 

- Publicidade -

Para fazer o EJA do Sesi em 2022 procure uma escola do Serviço Social da Indústria mais próxima. 

Supletivo para Ensino Médio 2022

Esse tipo de modalidade também existe, embora geralmente seja em escolas particulares. O Supletivo em 2022 pode ser feito, geralmente, com a periodicidade de 6 meses = 1 ano. Ou seja, os alunos podem terminar o equivalente a um ano de ensino regular em 6 meses.

Se você for optar por esse tipo de oferta, fique muito atento: tenha certeza de que vai fazer um Supletivo com certificado do MEC em 2022. Esse detalhe é muito importante!

Apenas as certificações aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) podem ser reconhecidas em todas as regiões do país. 

ENCCEJA 2022

ENCCEJA 2022 Página do Participante Consulta, Inscrição, Datas e Locais de Prova
Imagem: Educa Mais Brasil 2022.

Por fim, não perca de vista o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA 2022). Essa é a principal forma de terminar os estudos rapidamente, com apenas uma prova. 

O MEC ainda não divulgou o calendário do ENCCEJA 2022, mas é possível que a prova já tenha as inscrições no início do ano. Se isso acontecer, a prova pode acontecer ainda no primeiro semestre. 

Fique sempre atento ao site do Inep para conferir as últimas informações sobre as provas do ENCCEJA 2022 que devem acontecer em breve.

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais