Não passei no Enem 2018

Não passei no Enem 2018 – O que posso fazer agora? Fique por dentro de informações importantes para todos aqueles que não conseguiram aprovar no Exame Nacional do Ensino Médio!

Não passei no Enem 2018 – Confira algumas das melhores opções para quem não conseguiu obter altas notas no Exame Nacional do Ensino Médio!

Muitas pessoas em todas as regiões do país estão sonhando em entrar definitivamente no mercado de trabalho nacional de forma que tenham maior valorização e bons salários. Para isso, muitos estão optando pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma opção para alcançar uma instituição de ensino superior.

Milhares de brasileiros participaram da última edição das provas, mas nem sempre é possível ter um desempenho esperado. E se eu não passei no Enem, qual é a minha melhor opção? Existem diversas outras oportunidades.

Pensando nisso, selecionamos algumas das melhores formas de usar o seu aprendizado com o Enem positivamente. Confira a seguir algumas opções que poderão, inclusive, garantir sua presença no ensino superior de outra forma.

Não passei no Enem 2018
Foto: Divulgação

Gabaritos Oficiais Enem 2018

enem gabarito inep
Imagem: Divulgação.

Os Gabaritos Oficiais Enem 2018 foram divulgados no site oficial do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela organização e divulgação das provas lançou detalhes sobre as provas que foram feitas no mês de novembro.

Usando os gabaritos do Enem 2018 todos os candidatos que participaram das provas poderão verificar como foi o seu desempenho e se obtiveram um grande número de acertos ou não. Mesmo que o resultado oficial seja disponibilizado apenas em janeiro de 2019 é possível que você saiba com antecedência se o seu desempenho não foi como o esperado.

Ainda assim é importante esperar os resultados oficiais para verificar se você tem chance através de algum dos programas oficiais do Governo Federal para acesso ao ensino superior.

Lista de Espera Sisu

Novos prazos da Lista de Espera Sisu 2018
Foto: Rodrigo Capote/Folhapress, FOVEST

A Lista de Espera Sisu pode ser a sua opção preferencial nesse momento. O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é um programa do governo usado para acesso à centenas de universidades públicas de todas as regiões do país.

As suas chances ainda estão em aberto através do Sisu já que ele usa as notas do Enem para classificar candidatos em instituições de ensino superior. A seleção acontece todos os semestres e a lista de espera é formada por pessoas que ainda estão em situação de classificáveis. Ou seja, se houver algumas desistências em uma vaga de seu interesse você poderá ocupar uma delas usando o seu desempenho.

Saiba como usar a nota do Enem para entrar no Sisu!

Outra opção é começar a pesquisas aos poucos mais detalhes sobre um cursinho pré-vestibular Enem para que você possa se preparar para o próximo ano – para o Enem ou para um processo de seleção de uma instituição específica.

Ainda é possível ficar atento para bolsas de estudo em universidades privadas. Para isso existem opções como o Educa Mais Brasil. Confira: https://www.educamaisbrasil.com.br/

 

Leia Também