Como NÃO pagar uma importação TAXADA: reembolso é garantido?

Não concorda com o valor taxado em produtos importados? Solicite o reembolso. Veja como isso é possível.

Grandes varejistas online como AliExpress, Shopee e Shein, conquistaram o público brasileiro por seus preços acessíveis e variedade incansável de produtos. No entanto, com as movimentações recentes sobre taxação de produtos importados comprados pela Internet, consumidores ficaram receosos em comprar novamente na plataforma — ou até arriscar a primeira encomenda no site chinês.

Hoje em dia, existe uma alíquota zero do imposto de importação sobre compras internacionais feitas pela internet de até US$ 50. A isenção nas compras de até US$ 50, segundo as normas, valia exclusivamente para remessas entre pessoas físicas. Agora, porém, passa a valer de empresa para consumidores. Mas, caso queira se arriscar com compras maiores, que corram o risco de serem taxadas, separamos as principais dúvidas que podem surgir. Confira abaixo como solicitar reembolso na AliExpress e quais as possíveis soluções para a situação — ou até mesmo como evitá-las.

Fuja das taxas de importação. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Sinais que podem indicar que você foi taxado na Aliexpress

O primeiro ponto a ser avaliado é o prazo de entrega. Avalie o prazo e, caso tenha passado (consideravelmente) mais tempo do que o previsto para a chegada do produto, sem que você o tenha recebido, pode ser um sinal de que o pacote esteja retido na alfândega. Além disso, acompanhe o rastreamento do pacote. Nesse caso, basta utilizar o código de rastreamento fornecido pela AliExpress para verificar o status do seu pacote.

Se o pacote estiver retido na alfândega, entre em contato com a empresa transportadora responsável pela entrega (geralmente os Correios). Eles poderão fornecer informações adicionais sobre o status do pacote e a existência de algum valor a mais a ser pago. No site dos Correios, em www.correios.com.br, basta acessar “minhas importações” e depois “Situação”.

Ademais, também é possível acessar os sites dos serviços postais (como os Correios) ou da Receita Federal para verificar se há uma encomenda em seu nome retida na alfândega. Por fim, em determinadas circunstâncias, você pode receber um aviso de retirada na sua caixa de correio ou um e-mail informando sobre a taxa a ser paga e as orientações para liberar o pacote.

Veja também: Veja como importar produtos dos EUA; deste modo, a importação é simples e rápida

Não concorda com a cobrança? Aprenda a contestar

A saber, a cobrança feita pela Receita Federal é de 60% sobre o valor da compra, incluindo frete. Sendo assim, caso você não concorde com a taxa mostrada, saiba que é possível contestá-la. Para isso, vá até a opção “Minhas Importações” no site dos Correios. Em seguida, clique nos três pontinhos e escolha a opção “Solicitar revisão de tributos”

Não quer pagar a taxa de importação?

Caso não queira pagar a taxa de importação, vá até a opção “Minhas importações” no site dos Correios e, na sequência, clique nos três pontinhos e escolha a opção “Recusar objeto”. Além disso, também é possível pedir o reembolso do valor total da compra para a AliExpress. Para isso, basta entrar em contato via chat com a equipe da AliExpress e solicitar de volta o valor da compra

Ademais, caso você recuse pagar a taxa de importação, é preciso sinalizar a opção no site dos Correios. Se não fizer isso, o item pode ir à leilão e a AliExpress não irá te reembolsar.

Veja também: Quando sou obrigado a emitir nota fiscal de importação? Entenda a resposta