Não fiz a prova do Enade

Não fiz a prova do Enade – Veja como realizar a justificativa para garantir o seu Certificado normalmente caso não tenha comparecido a prova do Enade!

Não fiz a prova do Enade – Confira o que você deve fazer caso tenha perdido a prova do Enade! Saiba como fazer a justificativa para garantir o seu certificado normalmente!

A educação superior no Brasil é sempre uma preocupação de grande parte da população. E para que todos tenham uma formação de qualidade existem algumas maneiras de verificar as notas das instituições como é o caso do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Essa é uma prova que acontece para verificar como está o nível da educação de alunos que estão ingressando ou saindo da universidade. É importante fazer esse exame já que o aluno que não possui situação regularizada não consegue sequer retirar o seu certificado de conclusão.

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem não conseguiu fazer a prova por algum motivo. Saiba como proceder nesses casos e fique atento para garantir que terá uma formação regular e de acordo.

Não fiz a prova do Enade
Foto: Daniel dos Santos

Justificativa Enade 2018

Justificativa Enade 2018
Foto: Divulgação

Se você perdeu a prova, deverá fazer a justificativa Enade 2018. De acordo com as regras da prova, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estudante concluinte que está habilitado a fazer a prova e não participar, não poderá receber o diploma enquanto não regularizar a sua situação.

É necessário, portanto, fazer a regularização da situação junto ao Enade para ter a garantia de que terá concluído o curso de graduação corretamente. O estudante que se encontrar com alguma irregularidade no Enade, não poderá fazer colação de grau em decorrência da não conclusão do curso: isso consta como ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

Confira também as Bolsas de Estudo para Pós-Graduação a Distância!

Justificar Ausência Enade 2018

Justificar Ausência Enade 2018
Foto: Divulgação

Mas e como faço para justificar ausência Enade 2018? É importante que os estudantes que estavam habilitados e não participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes procurem a secretaria de seus cursos para saber como funcionará o pedido de dispensa da avaliação.

Os estudantes devem apresentar uma justificativa de ausência Enade à própria instituição de ensino superior que faz parte. Se o pedido for aceito, o coordenador do curso deverá registrar no sistema – diretamente no portal do Inep. Quem tiver o pedido negado pode pedir dispensa diretamente no Inep – em período que será divulgado em breve. Para saber mais, acesse o site do órgão: http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes4

 

Leia Também