Não estou conseguindo a liberação do Seguro-Desemprego: Passo a passo do que fazer!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Não estou conseguindo a liberação do Seguro-Desemprego: Confira a seguir o que você pode fazer para conseguir resolver problemas no seu pedido do seguro!

Uma pergunta está sendo feita com frequência neste momento: ‘não estou conseguindo a liberação do Seguro-Desemprego, e agora?’. Isso acontece porque muitas pessoas neste momento estão contando com benefícios em caso de desemprego.

E com isso muitos estão encontrando problemas ou dificuldades no acesso de seus benefícios. Porém, por mais complicado que possa parecer algumas soluções simples poderão lhe ajudar a resolver essas complicações. 

A seguir vamos trazer mais detalhes sobre isso. Confira e saiba como organizar o seu cadastro e conseguir liberar os valores sem problema. 

Não estou conseguindo a liberação do Seguro-Desemprego
Imagem: Camila Lima

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pela internet 2020

Vamos começar do começo: primeiramente, como dar entrada no Seguro-Desemprego no seguro-desemprego pela internet? Muitas pessoas ainda não sabem exatamente como fazer esse tipo de ação. 

Até pouco tempo atrás era possível fazer essa primeira parte do processo a distância, mas ainda era necessário ir até um ponto de atendimento presencialmente. Agora o serviço está facilitado e pode acontecer totalmente online. 

Em alguns casos apenas é necessário ir até o Sine para resolver algum tipo de problema no cadastro ou pendência específica. Mas a princípio, é possível dar entrada no seguro-desemprego online seguindo os passos:

  • Primeiro, acesse o Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br);
  • Agora procure o botão ‘Cadastrar’ no menu principal;
  • Faça o preenchimento dos dados exigidos no formulário a seguir;
  • Depois de conseguir o acesso normal, escolha a opção do Seguro-Desemprego;
  • Neste momento você deve preencher mais dados a partir de um formulário de oito etapas – sobre atividades laborais, formação e experiência profissional. 

Outra opção é usar o aplicativo Carteira Digital. Se você já possui cadastro no GOV BR esse pode ser um caminho mais fácil e tranquilo. Ainda assim, é necessário inscrever-se e preencher os formulários.

Mesmo sendo um processo muito seguro, muitas pessoas ainda reclamam que passam por dificuldades na inscrição. Isso acontece já que, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o processo passa por mecanismos que avaliam o requerimento (e podem não ser concedidos). Nesse caso é necessária a presença do cidadão em uma unidade do Sine. 

Problemas para pedir Seguro-Desemprego

Se você está passando por problemas para solicitar o seguro-desemprego, vamos trazer algumas informações que poderão ajudar. Existem alguns passos que poderão lhe ajudar neste sentido. 

Segundo o próprio Governo Federal, quem estiver com problemas deve, antes de mais nada, procurar a página de atendimento do seguro-desemprego. No site é possível encontrar detalhes (link a seguir). 

Depois de acessar a página, siga os passos:

  • Acesse o site (https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/);
  • Preencha os dados pessoais e mostre qual é o seu problema; 
  • Depois de enviar o formulário com detalhes do seu problema, você receberá um e-mail com passo a passo para criar nova senha ou resolver as pendências. 

Quem pode dar entrada no Seguro-Desemprego pela internet

Por fim, quem pode dar entrada no seguro-desemprego em 2020? De acordo com o Ministério da Cidadania, pode fazer essa solicitação todo o trabalhador com carteira assinada demitido sem justa causa. 

Isso inclui aqueles que passaram por casos de rescisão indireta, quando é ‘dispensado’ pelo empregador. E na lista de quem tem direito ao seguro-desemprego também entram empregadas domésticas e funcionários que tiveram contrato de trabalho suspenso (para participar de curso de qualificação ofertado pelo empregador). 

Pescador profissional também pode receber em período de defeso assim como o trabalhador que estava em condição semelhante à de escravo. 

Trabalhe Conosco JBS: 5,2 mil VAGAS de EMPREGO: Veja os Cargos e como se Cadastrar

 

Leia Também