Entenda POR QUE você não deve carregar o celular no carro
Tome cuidado na hora de carregar o seu celular no carro! Veja por que os especialistas em veículos e tecnológica não recomendam essa prática.
Carregar o celular no carro é uma prática adotada por muitos motoristas brasileiros. No início do dia, os condutores percebem que o smartphone está com carga baixa e, a partir daí, decidem recarregar o aparelho usando a energia do próprio automóvel. O que muita gente não sabe, no entanto, é que especialistas em tecnologia, dispositivos móveis e veículos não recomendam essa atitude! Sendo assim, quais são os perigos da prática?
É isso que motoristas de todo o Brasil desejam saber! Afinal de contas, a maior parte dos modelos atuais de automóveis já vêm com o carregador de smartphone – ou, no mínimo, a porta USB – instalado de fábrica. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a prática de carregar o celular no carro! Veja por que não é recomendado fazer isso, e quais perigos a atitude pode trazer para o seu smartphone e para o seu veículo.

Por que carregar o celular no carro não é recomendado?
Como você já pôde perceber, na visão de especialistas em tecnologia e veículos, carregar o celular no carro não é uma prática recomendada.
Sendo assim, o que explica essa perspectiva dos experts? Quanto a isso, não há segredo: ao carregar o seu celular no carro, você pode ter muitos problemas!
Estes problemas podem afetar tanto o smartphone quanto o automóvel, e nesse sentido, é muito importante tomar cuidado com o hábito.
Desse modo, quais problemas podem ser ocasionados pela recarga do smartphone no veículo? Listaremos as questões mais importantes abaixo; confira!
Veja também: Descubra agora qual é o combustível mais barato para o seu carro
Carregar o celular no carro pode viciar a bateria
Em primeiro lugar, ao carregar o celular no carro, você corre o risco de danificar a bateria do smartphone e viciar a carga do celular.
Afinal de contas, os carregadores que são incorporados aos veículos, na maioria das vezes, funcionam com uma corrente elétrica bastante instável, muito diferente da que é adotada pelos carregadores tradicionais.
Devido à instabilidade da corrente elétrica, a bateria do smartphone pode esquentar rapidamente, o que resulta em um considerável dano para seu funcionamento normal.
A médio e longo prazo, a prática de carregar o celular no carro degrada a vida útil da bateria do celular, e a partir daí, o aparelho começa a descarregar rapidamente.
Superaquecimento também é um risco
Outro risco de carregar o celular no carro é o superaquecimento. Isso acontece, principalmente, quando a recarga é feita em um automóvel fechado em dias mais quentes.
Nas regiões com temperaturas mais elevadas, a parte interna dos automóveis pode atingir um calor excessivamente alto, particularmente quando o carro fica fechado por um período mais extenso de tempo.
Em meio à recarga, a bateria do smartphone também esquenta, e nesse sentido, a junção da temperatura interna do aparelho, com o clima quente do carro, pode danificar a vida útil do dispositivo.
Sob a mesma perspectiva do item que mostramos acima, a bateria do aparelho é muito prejudicada pela alta temperatura, podendo até mesmo explodir!
Carregamento fica mais lento
Na maioria das vezes, os carregadores de celulares nos carros não garantem a recarga rápida dos dispositivos tradicionais. Em contrapartida, os smartphones demoram muito mais tempo para atingir a carga completa.
Em algumas situações, mesmo após horas conectado ao carregador dos carros, um celular pode carregar apenas 10% da bateria – o que resulta em grandes problemas para os motoristas.
Com o carregamento mais vagaroso, os motoristas também devem gastar uma quantidade maior de energia para garantir que a bateria chegue a 100%.
Ao carregar o celular no carro, você pode causar acidentes
Este risco não é relacionado ao smartphone propriamente dito, ou ao veículo utilizado – mas sim ao perigo que a prática traz para os motoristas brasileiros.
Afinal de contas, como o carregador dos veículos costuma ficar na parte dianteira dos carros, o smartphone fica à disposição do motorista enquanto carrega. O condutor, a partir daí, pode ficar tentado a mexer no aparelho no volante.
A prática de usar o celular enquanto dirige, é claro, é muito perigosa. Com um maior nível de distração, os motoristas podem se envolver em acidentes bastante graves.
Além disso, os motoristas que utilizam ou seguram o smartphone enquanto conduzem seus veículos cometem uma infração de trânsito de natureza Gravíssima. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sanção deste delito é a multa de R$ 293,74 + o acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Carregadores de baixa qualidade podem prejudicar o celular
Nos carros que não vêm com o carregador de celular instalado, os motoristas costumam ser obrigados a comprar acessórios terceirizados para recarregar o smartphone enquanto dirigem.
O problema é que, de acordo com sites especializados, a maior parte dos carregadores de carros que são disponibilizados no mercado vêm de marcas desconhecidas e de companhias que não prezam pela qualidade.
O uso desses acessórios, no mesmo estilo dos carregadores piratas, pode resultar em uma expressiva perda na vida útil dos aparelhos, viciando a bateria e deixando o processo de recarga ainda mais lento.
Outro problema destes carregadores é o fato de muitos deles estragarem rapidamente, o que obriga os motoristas a gastar um bom dinheiro para trocá-los.
Veja também: Calendário de pagamentos do Bolsa Família de novembro é anunciado; confira quando os valores serão depositados
Carregar o celular no carro pode prejudicar o veículo?
Para a surpresa de muita gente, a resposta é sim! Ao carregar o celular no carro, você realmente pode prejudicar o funcionamento do seu veículo.
Felizmente, isso só acontece em casos mais raros, nos quais carregadores defeituosos e acessórios de baixa qualidade passam a afetar a corrente elétrica do automóvel e causar problemas na parte elétrica do veículo.
Estes problemas podem incluir, por exemplo, curtos-circuitos, drenagem acelerada da bateria interna, e muito mais.
Portanto, se você costuma carregar o seu smartphone enquanto dirige, vale a pena abandonar esse hábito! Para evitar a necessidade de fazer a recarga ao volante, uma boa dica é deixar o smartphone carregando enquanto você dorme. Dessa forma, ao acordar, o aparelho estará com 100% de bateria.
No vídeo abaixo, você pode conferir outras dicas do que NÃO FAZER a bordo do seu automóvel: