Não conseguiu CONTRATAR o novo CONSIGNADO do Auxílio Brasil? Veja o que pode ser feito

Consignado do Auxílio Brasil pode ser negado em alguns casos.

O consignado do Auxílio Brasil é um dos assuntos mais em alta atualmente. Isso porque muitas pessoas estavam aguardando sua liberação. Agora que ela aconteceu, muitos estão buscando a Caixa Econômica Federal para pedir o crédito.

Porém, é necessário lembrar que para conseguir o crédito, a pessoa precisa passar por uma avaliação. Assim, depois de ter acesso às informações da pessoa, é possível saber se ela poderá ou não conseguir o dinheiro. 

Não conseguiu CONTRATAR o novo CONSIGNADO do Auxílio Brasil? Veja o que pode ser feito
Consignado do Auxílio Brasil está disponível a todos? – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Consignado do Auxílio Brasil 

O empréstimo consignado é uma modalidade bastante conhecida. Principalmente dos aposentados do INSS. Isso porque nesse modelo, o pagamento da dívida é feito de maneira automática. Assim, ele é descontado automaticamente da modalidade. 

Com isso, as pessoas que recebem o Auxílio Brasil poderão solicitar valores para serem pagos em até 24 parcelas. Assim, elas estarão liberadas para comprometer no máximo 40% da quantia. Porém, é importante lembrar que serão considerados os valores de R$ 400. 

Sendo assim, todos os meses os usuários poderão ter até R$ 160 a menos no total. Na hora do pagamento, é importante lembrar que haverá juros. Serão contados 3,5% ao mês. 

Logo, os brasileiros que quiserem o valor através dessa modalidade precisam estar recebendo o Auxílio Brasil há, pelo menos, 90 dias. Também, é preciso estar com as informações atualizadas junto ao Ministério da Cidadania. 

Saiba mais: Empréstimo CONSIGNADO de benefícios pode ACABAR? Confira a decisão do STF

Meu pedido do consignado foi negado 

Existem diversos motivos que podem causar a negativa no pedido. Assim, é importante observar as regras para saber se está realmente dentro das solicitações estabelecidas pelo Ministério da Cidadania. 

Com a alta procura dos benefícios, o Ministério da Cidadania comentou acerca da lentidão no processo por esse motivo. Porém, se a pessoa estiver de acordo com as regras não é necessário refazer a operação. 

Contudo, as pessoas que não estão de acordo com as regras precisam regularizar seu cadastro para conseguir receber o benefício. 

É estimado que cerca de 200 mil pessoas estejam aguardando a análise do contrato para conseguir garantir o empréstimo. Assim, caso não consiga solicitar, é possível pedir novamente uma análise. 

Passos necessários para o consignado

Se você não recebeu uma resposta positiva para o seu pedido, é necessário identificar o problema e corrigi-lo para pedir novamente. Veja a seguir quais as causas. 

CPF com problemas 

As pessoas que tiverem algum problema envolvendo o CPF como a Justiça Eleitoral e o Imposto de Renda devem buscar resolver essas situação. Além disso, ele pode estar irregular por conta de fraude ou dados incompletos. Para resolver basta acessar o site da Receita Federal em https://www.receita.fazenda.gov.br/

Atualização de dados

Muitos devem saber que recentemente o Ministério da Cidadania ordenou que todos os beneficiados do programa atualizassem seus dados. Assim, aqueles que não compareceram para renovar as informações do CadÚnico poderão não ter direito ao empréstimo. 

Parcelas mínimas

Assim como foi comentado, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil só está disponível para quem recebeu pelo menos três parcelas do benefício. Sendo assim, quem está há mais de três meses no programa não pode solicitar. 

Conta corrente 

Outro ponto é a existência de uma conta corrente para receber o pagamento. As pessoas que não tiverem uma e receberem o Auxílio pessoalmente não poderão solicitar o empréstimo da Caixa Econômica Federal. 

Data para acabar 

Aqueles que se encontram em momento de emancipação também não podem sacar os valores porque deixarão de receber o Auxílio em breve. 

Veja também: Novo CONSIGNADO do Auxílio Brasil foi SUSPENSO? Entenda o que está acontecendo