4 Motivos para NÃO colocar as PANELAS na GELADEIRA; confira os riscos
Os perigos são maiores a longo prazo e por isso o armazenamento deve ser realizado de modo seguro desde já, evitando problemas de saúde.
Diante da rotina corrida e como forma de economizar no consumo do gás de cozinha, muitas pessoas optam por preparar a comida de toda a semana e guardar o que sobra. Alguns dividem os alimentos em porções para cada dia, enquanto que outros simplesmente preferem colocar as panelas diretamente na geladeira.
Por mais que no momento pareça a melhor solução para não sujar tantas vasilhas, esquentar na mesma panela e resolver tudo de forma mais prática, essa atitude não é indicada pelos riscos e a gravidade que possui. É preciso repensar esse hábito para não conservar os alimentos de maneira segura.
Quando falamos de segurança alimentar estamos nos referindo à saúde das pessoas ao se alimentarem, tendo em vista que guardar alimentos na panela e colocá-las na geladeira pode prejudicar vários aspectos e favorecer problemas. A seguir vamos entender melhor quais são os riscos e conferir opções mais indicadas para conservar o que vamos comer.

Perigos de guardar comidas em panelas na geladeira
1. Metais nocivos
A maioria das panelas e frigideiras são feitas de metais como alumínio ou cobre, o que acelera o próximo de aquecimento e reduz o tempo de cozimento dos alimentos, facilitando o preparo das comidas. Se os metais entrarem em contato direto com os alimentos, eles podem causar contaminação.
A ingestão de pequenas quantidade dos metais não é prejudicial, no entanto o consumo prolongado e em excesso pode resultar em problemas de saúde graves, a exemplo do envenenamento por cobre. Logo, o melhor é retirar a comida da panela assim que finalizar o preparo.
2. Alteração de sabor e qualidade
O fato das panelas não serem estéreis pode desencadear uma reação química com os alimentos, que é chamada de oxidação. Este processo acaba alterando o sabor das comidas e interfere diretamente na qualidade das refeições.
3. Ambiente úmido
As panelas não são projetadas para conservar os alimentos, tendo em vista que elas não possuem a vedação adequada para isto. Com isso, colocar os alimentos em panelas e levar à geladeira deixa a comida exposta a umidade da refrigeração. Este é um cenário propício para a proliferação de germes e bactérias, que podem causar doenças no estômago e intestino.
4. Danos que afetam a panela
Além dos perigos para a saúde das pessoas, guardar uma panela quente na geladeira pode comprometer sua utilização futuro. Isto acontece porque o frio da geladeira é capaz de corroer os materiais da panela ao longo do tempo.
Veja também: Erro grave! Esses ALIMENTOS nunca devem ser colocados na GELADEIRA
Como armazenar e conservar os alimentos de maneira segura?
Diante dos riscos expostos acima de colocar panelas e frigideiras com comida na geladeira, vamos indicar as dicas para conservação de modo seguro. O mais indicado é utilizar potes herméticos de plástico ou vidro, que são feitos justamente para o armazenamento dos alimentos.
Caso não tenha este tipo de potes à disposição, tem como substituir e utilizar sacolas que possuem fecho ziplock, papel alumínio ou filme plástico. Em todos estes casos é preciso eliminar o excesso de ar para evitar a proliferação de bactérias e a contaminação cruzada.
Veja também: Coisa de doido? Guardar PAPEL HIGIÊNICO dentro da GELADEIRA traz benefícios