ALERTA! Veja como não cair no golpe do dinheiro esquecido

Brasileiros ainda possuem dinheiro esquecido no Banco Central e, por isso, podem acabar caindo em golpes.

Todos os anos, milhares de brasileiros são vítimas de diversos tipos de golpe. O nível dos crimes costuma se intensificar perto de datas comemorativas ou do lançamento de serviços por parte do Governo Federal, por exemplo. Por isso, é sempre importante se atentar aos detalhes para não acabar passando por esse problema.

Se você quer entender melhor como funciona o golpe do dinheiro esquecido, como ele acontece e de que forma evitá-lo, acompanhe a leitura a seguir e veja algumas dicas importantes sobre esse caso.

Muitos brasileiros têm sido vítimas de um golpe muito famoso nesses últimos dias. Veja como se precaver!
Muitos brasileiros têm sido vítimas de um golpe muito famoso nesses últimos dias. Veja como se precaver! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como está ocorrendo o golpe do dinheiro esquecido?

A princípio, recentemente surgiram relatos de que um sistema antigo de golpe está retornando. Dessa vez, aliás, ele ficou ainda mais sofisticado, o que faz com que os brasileiros acabem caindo mais facilmente na armadilha. Trata-se do golpe do dinheiro esquecido, que começou a circular as redes após a liberação de um recurso por parte do Banco Central.

Em síntese, neste ano, o BC liberou a segunda fase de consulta ao dinheiro esquecido em suas plataformas. Com isso, milhares de brasileiros puderam ter acesso a valores diversos que esqueceram em contas que foram encerradas com saldo positivo, prêmios de loteria não recolhidos, dentre outros. Dessa forma, os golpistas começaram a reparar que era uma ótima oportunidade para colocar seus planos em ação.

Basicamente, as pessoas recebem uma ligação de alguém se passando por um atendente do BC, que informa que o cidadão tem uma quantia específica (normalmente atraente) a receber através do sistema. Assim, a pessoa acaba passando seus dados bancários, na esperança de receber o pagamento.

Entretanto, tudo se trata de um esquema para conseguir as informações, que servirão como porta para que os bandidos acessem o dinheiro dessas vítimas. A artimanha, aliás, passou por alterações recentes, contando com a manipulação de notícias falsas sobre novas quantias disponíveis na plataforma.

Assim, antes de oferecer o valor às vítimas, eles solicitam um pix no valor de R$ 97, que só pode ser pago pela modalidade. Segundo as justificativas, o valor a ser pago é necessário para realizar a manutenção da plataforma, mas, assim que recebem o dinheiro, eles somem sem deixar rastros.

Veja também: Grupo de brasileiros pode receber até R$ 1 MIL no Caixa Tem; saiba como

Formas de se proteger

Primeiramente, é importante entender que o Banco central (ou qualquer outra instituição) não vai entrar em contato com os clientes em momento algum para informar sobre valores disponíveis. Ou seja, você não vai receber ligações, mensagens de texto ou no WhatsApp de nenhuma dessas instituições, pois cabe ao cliente procurar o serviço espontaneamente.

Além disso, caso você receba algum tipo de link te redirecionando para uma página que solicite seus dados, não entre e não forneça nenhuma informação. Evite clicar em qualquer tipo de endereço enviado por mensagem se não conhecer a pessoa que mandou. Caso receba alguma mensagem estranha, bloqueie o contato e informe o seu banco.

Veja também: COMUNICADO GERAL para brasileiros que possuem dinheiro na conta poupança saiu HOJE (12/07)