Precisando TIRAR ou TROCAR seu RG? Mutirão emitirá documento GRATUITAMENTE, veja como solicitar

Mais uma cidade promove um mutirão para a retirada de documentos essenciais ao cidadão, como RG, CPF e CadÚnico. Acontecerá no próximo sábado (23). Confira.

Os mutirões promovidos pelas prefeituras para emissão de documentos têm se tornado cada vez mais comuns em diversas cidades do Brasil. Essas ações têm como objetivo oferecer serviços gratuitos para a população, como emissão de carteira de identidade, CPF e CadÚnico, por exemplo. Além de ser uma forma de facilitar o acesso da população a esses documentos, os mutirões também contribuem para a redução das filas e do tempo de espera nos órgãos responsáveis pela emissão de documentos. 

Prefeitura de Serra faz mutirão de documento
Prefeitura de Serra faz mutirão de documento. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Prefeitura de Serra faz mutirão de documento

A Prefeitura da Serra (ES) está realizando um mutirão neste sábado (23) para que os moradores possam emitir carteiras de identidade gratuitamente. A ação acontecerá em Novo Porto Canoa e disponibilizará 200 vagas para primeira e segunda via do documento.

O mutirão faz parte do programa Serra + Cidadã, que terá uma edição especial com o tema ‘Setembro Verde’. A emissão das carteiras de identidade será feita em parceria com a Polícia Civil, e as senhas serão prioritariamente destinadas aos moradores do bairro, segundo informações do Jornal Tempo Novo.

É importante ressaltar que pessoas de outros bairros também poderão participar dessa iniciativa.

Para emitir as carteiras de identidade, os interessados devem comparecer ao evento, que terá início às 9 horas. No entanto, para garantir sua senha, é necessário chegar cedo, pois elas serão distribuídas por ordem de chegada. Além disso, os moradores devem levar consigo os seguintes documentos:

1ª via:

  • Uma fotografia 3×4 com fundo branco (não é permitido o uso de roupa branca ou óculos na foto). No local, haverá o serviço de fotografia de forma gratuita para aqueles que forem tirar o documento;
  • Certidão de casamento original e uma cópia simples, ou certidão de nascimento;
  • Conta de luz, gás, ou telefone como comprovante de residência de Novo Porto Canoa e região.

2ª via:

  • Uma fotografia 3×4 com fundo branco (não é permitido o uso de roupa branca ou óculos na foto). No local, haverá o serviço de fotografia de forma gratuita para aqueles que forem tirar o documento;
  • Certidão de casamento original e uma cópia simples, ou certidão de nascimento;
  • Conta de luz, gás, ou telefone como comprovante de residência de Novo Porto Canoa e região.

Veja também: Precisando TIRAR ou TROCAR seu RG? Mutirão emitirá documento GRATUITAMENTE, veja como solicitar

Porque é importante participar do mutirão

Além da emissão de carteiras de identidade, o Serra + Cidadã também oferecerá diversas opções de serviços e lazer para os moradores da região. Marque na agenda! O evento será realizado na Avenida Rio Amazonas, em Novo Porto Canoa, próximo à praça do bairro, durante o horário de 9h às 16 horas, no próximo sábado (23).

Essa iniciativa da Prefeitura da Serra visa facilitar o acesso dos moradores ao documento de identidade, que é essencial para o exercício de diversos direitos. 

Participar de mutirões para emissão de documentos é importante por diversos motivos. Em primeiro lugar, essas ações oferecem serviços gratuitos para a população, o que pode ser especialmente útil para pessoas que não têm condições financeiras de arcar com as taxas de emissão de documentos. 

Além disso, os mutirões contribuem para a redução das filas e do tempo de espera nos órgãos responsáveis pela emissão de documentos, o que pode ser uma grande vantagem para quem precisa dos documentos com urgência. 

Outro ponto importante é que os mutirões podem ser organizados de forma a atender a grupos específicos, como indígenas, moradores da zona rural, trabalhadoras rurais e população em situação de rua, o que pode facilitar o acesso dessas pessoas aos documentos.

Veja também: IMPORTANTE documento do brasileiro tem CANCELAMENTO em massa; você foi prejudicado?

Quais documentos já existem na versão digital?

Atualmente, as pessoas não precisam mais andar com documentos físicos. Na verdade, há formas de possuí-los na versão digital, que é mais segura e não há grandes riscos de perder. Com isso, você os terá sempre em mãos:

  • Carteira de Trabalho Digital (Android: https://bityli.com/RTJ3D ou iOS: https://bityli.com/UQefF);
  • Carteira Digital de Trânsito (Android: https://bityli.com/xbATO ou iOS: https://bityli.com/fqdyYa);
  • CPF (Android: https://bityli.com/vujgLUDe ou iOS: https://bityli.com/teYNbCzK);
  • e-Título (Android: https://bityli.com/UsQGMq ou iOS: https://bityli.com/dNcxA1);
  • Vacinação (Android: https://bityli.com/Jypw7 ou iOS: https://bityli.com/k61BF);
  • No caso do RG, o app vai variar conforme o estado de emissão.

Para ter acesso a eles, basta utilizar uma conta Gov.br ou escanear seu documento físico.