4 coisas que geram MULTA no trânsito e você não sabia

Determinadas atitudes podem causar multa no trânsito; saiba algumas delas: leia!

Dirigir um automóvel pode ser o sonho de muitas pessoas. Assim sendo, no país os interessados em poderem dirigir um veículo devem passar, antes, por um processo de habilitação para retirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), realizado em autoescolas de todo o país.

Desta maneira, o processo envolve aulas teóricas, prova teórica, aulas práticas e a prova prática. Entretanto, apesar disso muitas pessoas podem não saber que determinadas atitudes no trânsito podem ocasionar multas, as quais podem variar de graus leves a graus pesados. Veja mais a seguir.

4 coisas que geram MULTA no trânsito e você não sabia
Multa no trânsito pode ser algo sério; confira / Imagem: Divulgação.

Quais as coisas que podem gerar multa no trânsito?

Em primeiro lugar, podemos falar de uma atitude que muitas pessoas podem não saber que pode gerar multa. Dessa forma, estamos falando sobre comer ou fumar enquanto dirige. 

Embora seja comum ver pessoas fazendo isso, caso prestemos atenção no trânsito, esta prática é proibida, de acordo com o que está disposto no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Isso porque, conforme o texto, o motorista só tem permissão para retirar as mãos do volante para tomar alguma medida que seja necessária para a boa condução do veículo tais como, por exemplo, realizar a troca de marchas, sinalizar ou ligar equipamentos.  

Logo, a penalidade prevista para quem for pego fazendo essa ação pode ser de 4 pontos na carteira, uma vez que a atitude é considerada uma infração de caráter médio.

Além disso, outra atitude que pode ocasionar uma multa para o motorista é dirigir com o braço para fora da janela do veículo. Essa é uma atitude muito comum de se observar nos motoristas no trânsito. Contudo, de acordo com o artigo 252, a prática é uma infração média, uma vez que o motorista só pode retirar as mãos do veículo caso ele esteja tomando alguma medida prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Veja também: 6 infrações de trânsito que podem suspender sua CNH

E não para por aí…

Ainda, outra coisa que pode gerar uma multa é conduzir um veículo utilizando sapatos que não se adequem à prática da condução. Assim sendo, o CTB proíbe dois tipos de sapatos na hora de dirigir um veículo: os chinelos e os saltos altos. Isso acontece devido ao fato de que esses dois modelos podem representar um perigo, para quem conduz e para os demais motoristas ou pedestres. É prevista uma penalidade de 4 pontos na carteira, sendo infração de natureza média.

Por fim, outra ação que pode ocasionar a multa é o mau uso dos pisca-alertas. Conforme o texto do CTB, o uso deve ser feito em situações específicas. Por exemplo, quando o carro não estiver em movimento ou em cenários de emergência. Em outros casos, o indivíduo caso o use pode receber uma multa de grau médio.

Veja também: 2 coisas que podem fazer você perder a CNH; não faça isso!