Mudanças no ENEM traz novo modelo de Provas

Mudanças no ENEM traz novo modelo de Provas – Veja como serão as mudanças do Enem. Confira!

Mudanças no ENEM traz novo modelo de Provas – A segunda parte da prova será referente ao curso escolhido pelo candidato!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser modificado para se adequar ao ensino médio. O Enem vai ser realizado em duas partes. Em sua primeira o estudante fará a prova com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda parte com os itinerários formativos. Portanto, o estudante vai acabar escolhendo a prova que irá fazer na segunda etapa, ela estará ligada ao curso superior escolhido pelo candidato.

O Ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou que: “ o Enem 2019 não terá grandes mudanças. E que, é provável, que ainda em 2020 o Enem seja no mesmo formato que é hoje. De 20121 em diante que as mudanças consideráveis irão acontecer.

O político ainda comentou que é quase certo que serão oferecidas quatro tipos diferentes de provas específicas, todas referentes às quatro áreas do conhecimento, mas ele também não descartou a chance de que o itinerário ensino profissionalizante também acaba entrando no Enem.

Mudanças no ENEM traz novo modelo de Provas
Foto: Divulgação

A Nova Prova do Enem

A Nova Prova do Enem
Foto: Divulgação

Na Nova Prova do Enem os estudantes poderão optar qual avaliação irão realizar no segundo dia do exame. No primeiro dia, vai ser cobrado o conteúdo comum que é ministrado a todos os estudantes do ensino médio do Brasil. Mas estas mudanças só devem acontecer na edição de 2021 do Enem.

Veja como realizar a Ampliação Pronatec e Fies!

Estas mudanças são necessárias para que o exame se adeque a nova metodologia do ensino médio. Pelo novo modelo, os estudantes precisam passar por uma formação comum a todos os estudantes do país, ela é definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE), e no segundo dia o estudante terá que realizar a prova específica, referente ao curso escolhido, que pode ser de matemática, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza. Ainda pode ser acrescido a estas provas a de ensino técnico.

Novo Enem

Novo Enem
Foto: Divulgação

Até o fim do anos, as discussões sobre o novo Enem devem definir os referenciais que vão ser usados pelas escolas e as redes de ensino na oferta dos itinerário formativos. Nas novas diretrizes, os itinerários devem ser organizados, todos seguindo os requisitos: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo

Cada cidade deve oferecer no mínimo dois itinerários em diferentes áreas do conhecimento, para que os alunos possam escolher. Ainda não foi informado em que momento o estudante fará sua escolha do itinerário, se no ato da inscrição ou um pouco antes da prova.

Para mais detalhes acesse o site do Inep: http://www.inep.gov.br/

 

Leia Também