MUDANÇAS nas SELEÇÕES do Prouni, Fies e Sisu: Além dos CALENDÁRIOS, NOTAS do ENEM 2020 não serão USADAS!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

MUDANÇAS nas SELEÇÕES do Prouni, Fies e Sisu – Confira as últimas informações sobre as principais provas do país e como fazer a inscrição nos principais exames do Brasil!

Quem quer conseguir uma vaga em uma universidade pública em 2021 está atento para as principais formas de seleção. Mas com a pandemia houveram muitas mudanças no Prouni, Fies e Sisu para o próximo ano. 

Muitos estudantes estão usando as redes sociais para reclamar sobre a escolha dos novos calendários das provas. Algumas provas não vão usar as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por incompatibilidade de datas. 

Entenda a seguir como ficaram as principais provas e confira quais são as últimas informações. 

MUDANÇAS nas SELEÇÕES do Prouni, Fies e Sisu
Imagem: Divulgação

Edital Prouni 2021.1

Vamos começar falando sobre o edital Prouni 2021.1 que foi disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). Foram disponibilizadas todas as informações sobre o Programa Universidade para Todos que já garantiu bolsas de estudo para milhões de brasileiros. 

A grande crítica desta edição é que as inscrições Prouni 2021.1 ficaram entre os dias 12 e 15 de janeiro. O que parece não ser um problema é na verdade uma péssima notícia para quem está estudando para a próxima edição do Enem. 

Resumidamente, as notas do Enem 2020 (que vai acontecer em 2021) só vão sair no fim de março do próximo ano. Como a seleção do Prouni acontece no momento das inscrições – comparando notas dos alunos – não será possível usar a nota da edição mais recente. 

Ou seja, a seleção do Prouni vai ser com as notas do Enem 2019. Os outros critérios seguem semelhantes: é necessário ter obtido uma média mínima de 450 pontos e mais do que zero na redação. Os estudantes também precisam ter feito o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas privadas com bolsistas. 

Programa Social Fies

Novidades sobre o programa social Fies também foram disponibilizadas. No caso específico do Fundo de Financiamento Social é possível usar as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010. 

O problema é que as datas das inscrições Fies 2021 ficaram entre 26 e 29 de janeiro. Ou seja, também não será possível usar a pontuação do Enem 2020 já que o resultado só estará disponível em março. 

De acordo com o edital Fies 2021, ainda é necessário ter a nota igual ou superior a 450 e nota superior a zero na redação. 

Sisu 2021 com notas Enem 2020

Pelo menos o Sisu 2021 vai ser com as notas do Enem 2020. O Sistema de Seleção Unificada, que é a principal forma de entrar em uma universidade pública no Brasil, ainda não disponibilizou as datas completas.

Mas de acordo com o MEC, as inscrições Sisu 2021.1 vão acontecer em abril. Ou seja, será possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para entrar em instituições públicas de ensino de todo o país. 

O calendário Sisu 2021.1 ainda não foi divulgado oficialmente, mas deve sair ainda no primeiro trimestre do próximo ano. 

 

Leia Também