Mudança no prazo para aqueles que querem tirar a 1ª CNH; saiba mais

Prazo que já havia sido estendido pelo Contran foi novamente ampliado por meio da publicação de uma resolução; o objetivo é não prejudicar os futuros motoristas.

Normalmente, uma pessoa que dá entrada no processo para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem até um ano para conseguir concluir todo o procedimento. No entanto, houve uma mudança neste prazo, conforme determinou o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Uma resolução foi publicada recentemente e determina a extensão deste prazo. A medida foi tomada por causa da pandemia de Covid-19, que acabou atrasando a conclusão de muitos procedimentos.

Mudança no prazo para aqueles que querem tirar a 1ª CNH; saiba mais
Prazo para concluir processo de emissão da 1ª CNH foi estendido Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Qual o novo prazo para emissão da primeira CNH?

Quem deu entrada no processo durante a pandemia tinha até o dia 31 de dezembro de 2022 para obter a primeira versão do documento. No entanto, com a mudança anunciada pelo Contran, esse prazo foi estendido mais uma vez para os futuros motoristas.

Agora, por meio de uma resolução, esse grupo tem até o dia 31 de dezembro do ano que vem para concluir o processo completamente. O principal objetivo do Contran foi o de não prejudicar os motoristas de primeira viagem.

Conforme consta na resolução publicada pelo Contran, esta ampliação do prazo é válida para todos os processos de habilitação que estão ativos em órgãos e entidades executivas de trânsito de todos os estados e também do Distrito Federal. A medida vale para os processos que tiveram início a partir de 3 de março de 2019.

Veja também: QUANTO vai custar a CNH se as Autoescolas não forem mais necessárias?

Qual o procedimento para tirar a primeira CNH?

O primeiro passo é preencher um formulário online no site do Detran referente ao estado onde você mora e, em seguida, realizar o pagamento de uma taxa de inscrição. Depois é preciso se matricular em uma autoescola e passar por aulas práticas e teóricas.

Os futuros motoristas também deverão ser submetidos a exames médicos, psicotécnicos e a prova teórica. Só depois é que o exame prático será realizado no Detran.

Saiba mais: Nova REGRA para RENOVAR A CNH? Saiba do que se trata!

Como deve ser feita a renovação da CNH?

O cronograma do Contran vai até 31 de agosto do ano que vem para aqueles motoristas que estão com a renovação da Carteira Nacional de Habilitação atrasada por causa da pandemia de Covid-19.

Por isso, é importante ficar atento ao prazo determinado pelo Conselho. Isso porque se o motorista está com a CNH vencida e também está com o prazo de renovação vencido, pode ser multado caso for pego dirigindo. Em virtude desta penalidade, é necessário que o condutor renove o quanto antes o documento para não ser prejudicado.

Assim como para dar entrada no processo de obtenção da primeira Carteira de Habilitação, para renovar a CNH também é necessário que o motorista preencha um formulário no site do Detran do estado onde mora. Alguns exames médicos também são solicitados.

No caso de quem trabalha com transportes, como táxi, mototáxi, por meio de aplicativos, é motorista de transporte escolar ou de ônibus, enfim, exerce atividade remunerada como motorista, é preciso que esta pessoa seja submetida a um teste psicotécnico adicional. Feito isso, a CNH chega no endereço do motorista.