Lula pode promover GRANDE mudança no Banco Central EM BREVE

Banco Central pode ter uma mudança em breve por conta DESTE motivo; você consegue saber o que é? Entenda o que pode ocorrer na instituição.

O Banco Central do Brasil é uma instituição federativa cujo funcionamento é autônomo. Ela é uma parte integrante do Sistema Financeiro Nacional e não possui vínculos com nenhum Ministério. A fundação do Banco ocorreu no início dos anos de 1960, e é uma das instituições centrais do país quando o assunto é finanças e economia, sendo ela, por exemplo, a responsável pelo lançamento do Pix.

Em breve é esperado que uma nova vaga abra para o ingresso de um novo membro na diretoria de política monetária do Banco Central, e a indicação deve ser feita pelo presidente da República, atualmente cargo ocupado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula pode promover GRANDE mudança no Banco Central EM BREVE
Saiba mais sobre a mudança que pode ocorrer no Banco Central / Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Grande mudança no Banco Central em breve?

A vaga deverá ser aberta ainda nesta semana final de fevereiro, uma vez que o mandato do atual diretor do Banco Central, Bruno Serra, termina no dia 28 de fevereiro, terça-feira.

De acordo com informações divulgadas, interlocutores no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto alertaram para o atual presidente que a indicação do sucessor de Serra não deve seguir um economista anti-mercado, já que a indicação pode terminar sendo travada no Senado Federal.

Assim, Serra poderá ainda permanecer no cargo até que o seu sucessor seja decidido e assuma a vaga. Ele poderá até mesmo ser um membro na próxima reunião do Copom, grupo que decide qual será a taxa básica de juros no Brasil. A reunião está prevista para ocorrer entre os dias 21 e 22 de março.

Até o momento, não se sabe quem será a indicação do presidente. Existe uma expectativa para que o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente atual do Banco Central, Roberto Campos Neto, indiquem em conjunto o nome do sucessor de Serra para Lula.

Veja também: Nova funcionalidade do Banco Inter é simplesmente SENSACIONAL: aprenda a usar

O que se pode esperar?

Com base nas informações da CNN, a expectativa do Planalto é que Campos Neto e Haddad realizem uma indicação de sucessão para o presidente de um economista que reconheça a relevância de um ajuste fiscal, para que seja possível ter uma queda da taxa de juros de modo sustentável. Além disso, espera-se que seja alguém com bom trânsito no mercado financeiro.

Auxiliares do presidente alertam que a escolha por alguém que minimize o ajuste fiscal e que tenha a intenção de reduzir mais agressivamente a taxa SELIC poderia terminar por fazer com que a indicação permanecesse travada por um tempo na comissão responsável pela sabatina, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Embora não se acredite que o nome indicado seria negado, uma possibilidade é que um economista que tenha uma visão mais “anti-mercado” poderia gerar uma maior demora para que a sabatina ocorresse, o que poderia acarretar em um desgaste para o governo.

Além da vaga de Bruno Serra que será aberta, a vaga para diretor de fiscalização também poderá abrir esta semana, já que o mandato para ela termina igualmente no dia 28/02/2023.

Veja também: Nubank libera orientações para AUMENTAR o SCORE de crédito dos usuários; confira o passo a passo