Motoristas estão sendo MULTADOS por causa destas leis: não seja pego de surpresa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas que desrespeitarem estas regras podem ser multados. Entenda.
Não é novidade para os motoristas que tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é fácil. Afinal de contas, o procedimento envolve várias etapas, que custam tempo e dinheiro. A primeira delas é a aula teórica no CFC (Centro de Formação de Condutores). Em seguida, é necessário fazer a prova teórica sobre o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Só assim, é possível passar pela simulação.
A próxima etapa, então, é a aula prática e por fim, a prova prática. Os motoristas pagam, em média, R$ 3 mil. Mesmo assim, se violarem os artigos do CTB, podem ser multados. Então, acabam pagando ainda mais. Por essa razão, é necessário prestar atenção em todas as regras do código. Continue lendo esta matéria para saber quais são as principais multas do país.

Motoristas que desrespeitarem estas regras podem levar multa; cuidado!
Farol Baixo
Esta é uma questão que ainda confunde grande parte dos motoristas brasileiros. Afinal de contas, o farol baixo era obrigatório em todas as estradas do país, o que não ocorre mais. Ele deve ser usado, apenas, em rodovias de pistas simples,sem a necessidade de pistas duplas de acordo com o CTB. A exceção são os veículos com luz diurna, que não precisam do farol baixo durante o dia. Mesmo assim, todos os veículos precisam ligar o farol durante a noite, em qualquer tipo de pista.
Insulfilm
Neste caso, as películas protetoras devem ter uma luminosidade de, ao menos, 70%. A instalação irregular é proibida pelo CTB. Por fim, a proteção não pode ter nenhum tipo de bolha. Vale destacar que a medida existe para verificar que está acontecendo algum tipo de crime dentro do veículo. Ou seja, as pessoas de fora precisam enxergar o que acontece no interior do carro, de acordo com as novas regras de trânsito.
Cadeirinha
Outro ponto que ainda confunde os motoristas. Segundo o CTB, as cadeirinhas são obrigatórias para todas as crianças com menos de 10 anos de idade, ou que possuam menos de 1,45 metros. A medida existe por conta dos acidentes envolvendo brasileiros desta faixa etária, que aumentaram nos últimos anos.
Veja também: Instituto Nacional Meteorológico emite COMUNICADO sobre o fenômeno El Niño
Confira outras ocorrências que podem gerar multas
Condução
Neste caso, não é uma multa nova. Na verdade, é uma manobra que passou a ser liberada pelo CTB. Antes, não era possível passar o sinal vermelho em nenhuma hipótese. Atualmente, a conversão à direita é permitida, desde que haja sinalização por parte do condutor. A preferência do pedestre precisa ser respeitada.
Validade
Por fim, os motoristas devem prestar atenção na nova validade da CNH. Quem tem entre 18 e 49 anos, deve renovar o documento a cada dez anos. Quem tem entre 50 e 69 anos, precisa fazer a renovação a cada cinco anos. Por fim, os condutores com 70 anos de idade ou mais, precisam fazer a renovação a cada três anos.
Veja também: Reta final do Enem chegando: o que PODE ou NÃO levar no dia da prova? As regras mudaram?