Cuidado motorista: sua CNH pode estar prestes a ser SUSPENSA!
Saiba qual é o limite de pontos que determina a suspensão da CNH, qual o período de duração da penalidade e o que o motorista precisa seguir durante este tempo.
Para dirigir no Brasil é preciso ter a CNH em dia, o que significa que o documento precisa ser renovado dentro do prazo e não ter atingido o limite de pontos. Os pontos são aplicados quando são cometidas infrações de natureza leve, média, grave ou gravíssima. O acúmulo de pontos pode fazer a CNH ser suspensa.
Quando isso acontece o motorista fica impedido de dirigir por um determinado período, tendo em vista que trata-se de uma penalidade prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Mais de 1 mil condutores de uma determinada localidade do Brasil correm o risco de ficar proibidos de dirigir devido a um processo instaurado pelo Detran.
A boa notícia é que após o período de suspensão o condutor pode reaver a CNH e voltar a dirigir dentro da legalidade. Para isso é preciso cumprir alguns pré-requisitos. A seguir vamos conferir quem está correndo o risco de ter o documento suspenso e o que deve ser feito para resolver a situação da documentação.

Quem está correndo o risco de ter a CNH suspensa?
O total de 1.052 motoristas de Alagoas podem ter a CNH suspensa por até 1 ano, são condutores que acumularam o limite máximo de pontos na carteira nos últimos 12 meses e que por isso estão respondendo processos de suspensão do direito de dirigir junto ao Detran. Além destes, 650 motoristas do estado também possuem pontuação acumulada, durante o mesmo período, para suspensão da CNH.
Estes últimos estão aguardando os trâmites dos processos administrativos. De acordo com o Detran, as infrações mais cometidas pelos alagoanos são: avançar no sinal vermelho; fazer conversão em local proibido pela sinalização; transitar na faixa da direita quando ela é exclusiva para determinado veículo; dirigir usando o celular; e estacionar o veículo em locais e horários proibidos.
O acúmulo de pontos que gera a suspensão da CNH considera 12 meses. Durante este período o limite é de 20 pontos para quem cometeu duas infrações gravíssimas, de 30 pontos para quem cometeu uma infração gravíssima e de 40 pontos para quem não cometeu nenhuma infração gravíssima.
Em alguns casos o direito de dirigir pode ser suspenso antes de acumular o limite de pontos máximo, isso porque existem infrações que são consideradas como autossuspensivas.
Veja também: Milhares de motoristas estão prestes a perder a CNH: entenda a POLÊMICA!
Como voltar a ter o direito de dirigir?
O condutor com a CNH suspensa fica impedido de dirigir pelo período que varia de 6 meses a 1 ano. No caso de reincidência, o prazo da suspensão aumenta. Inicialmente é enviada uma notificação de autuação para o condutor, informando sobre a infração e as penalidades aplicadas.
É estabelecido um prazo para que a CNH seja entregue e o motorista precisa cumprir o período da suspensão imposta. Em caso de descumprimento, a pessoa corre o risco de ter o documento cassado. Um dos requisitos para ter a CNH de volta é fazer um curso de reciclagem com 30 horas de aulas, ao final é aplicada uma prova com 30 questões.
A aprovação é obtida ao acertar pelo menos 21 questões, em seguida é só apresentar o resultado da prova e buscar a CNH no mesmo local onde ela foi entregue.
Veja também: CNH mudou novamente: confira as novas regras e EVITE ser multado