Motorista bate em táxi e abandona carro no centro: quais são as complicações para o individuo?

De acordo com a legislação brasileira, o motorista não pode abandonar a cena após um acidente de trânsito. Confira as consequências.

Na manhã de ontem, sábado (11), um motorista bateu em um táxi, causando ferimentos leves ao taxista. O responsável pelo acidente, no entanto, fugiu do local. De acordo com testemunhas, ele estava com sinais de embriaguez leve. Naturalmente, o simples fato de dirigir sob efeito de álcool já é considerado uma infração do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). No entanto, existe outra violação na atitude do condutor. 

De acordo com o código, os brasileiros que são responsáveis por acidentes de trânsito, não devem deixar o local. Além de cometer uma infração, o motorista pode responder criminalmente. Caso a vítima tenha danos irreparáveis, o condutor pode pegar pena extra, mesmo que o acidente tenha sido acidental. Continue lendo esta matéria para saber o que acontecer com quem abandona o acidente. 

acidente_1
Motorista deixa local após acidente de trânsito – Foto: divulgação

Este motorista abandonou um ferido após acidente no trânsito; entenda 

O caso aconteceu no centro de Curitiba, neste sábado de manhã. De acordo com o depoimento de testemunhas, um motorista estava conduzindo um Fiat Fiorino, quando bateu em um taxista. Conforme já mencionado, o condutor abandonou o veículo após o acidente. O taxista, por sua vez, está com ferimentos leves. A prática de abandonar a vítima após acidentes pode causar sérios danos ao condutor. 

Em primeiro lugar, existe a ética. É esperado que uma pessoa responsável por um acidente ajude a vítima. E claro, existe a questão legal. De acordo com a legislação, o responsável deve socorrer a vítima e chamar pelas autoridades. Mesmo quando não há ferimentos, a lei estabelece que o condutor permaneça no local até que as autoridades cheguem. 

A penalidade varia de acordo com o nível do acidente e ação do motorista. Quando ele presta socorro e chama as autoridades, por exemplo, pode não sofrer penalidades. Para tal, precisa provar que não realizou o ferimento de propósito. Neste ano, um taxista atropelou o ator Kayky Brito. O profissional, no entanto, prestou socorro à vítima, permaneceu no local, chamou o socorro e assumiu todas suas responsabilidades. Então, foi inocentado pela polícia. 

Não é o caso do acidente em Curitiba. Até o momento desta publicação, as investigações apontam que ele fugiu. Ele também não foi identificado. Vale destacar que o abandono é mais do que uma infração gravíssima, é um crime previsto no CTB e validado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). 

Veja também: Jovens de 16 anos poderão tirar CNH no Brasil? Saiba a verdade

Brasileiros que abandonam acidente podem pegar até um ano de reclusão 

De acordo com uma decisão recente do STF, os brasileiros podem ser presos ao abandonar um acidente. Mesmo quando não há vítimas, o recomendado é esperar pelas autoridades. Conforme já mencionado, o tempo de reclusão varia. Caso seja comprovado que o motorista não tenha feito propositalmente, poderá pegar entre seis meses e um ano de reclusão, por ter abandonado o local. Naturalmente, se a pessoa tiver cometido outras infrações, como dirigir sob efeito de álcool, a punição pode ser maior. 

Veja também: Leis de trânsito vão mudar? CTB pode passar por uma alteração e você não vai acreditar