- Publicidade -

Motivos que podem SUSPENDER os pagamentos do seu benefício INSS: Não faça isso!

Confira dicas para não perder o benefício 

0

A aposentadoria deveria ser um momento de descanso e tranquilidade. Porém, há situações que podem ensejar a suspensão do pagamento do benefício e muitos brasileiros não possuem ciência. Falta de comparecimento à perícia médica e dados desatualizados , por exemplo, são os motivos mais comuns, segundo dados do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme foi divulgado pela autarquia, somente neste ano mais de 5 milhões de pessoas perderam o direito ao benefício. 

- Publicidade -

Se você é aposentado(a) ou conhece alguém que seja, então esta matéria muito interessa

Motivos-que-podem-SUSPENDER-os-pagamentos-do-seu-benefício
Confira os principais motivos que podem suspender os pagamentos do seu benefício INSS.  /Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira os principais motivos que podem suspender os pagamentos do seu benefício INSS

Existem muitos motivos que podem suspender os pagamentos do seu benefício INSS. Como já dito anteriormente, a autarquia leva os erros muito a sério. Então, toda a atenção se faz necessária. Primeiramente, qualquer suspeita de fraude pode fazer com que o trabalhador perca o direito ao benefício. Além disso, se a pessoa não comparecer na perícia médica também pode perder a aposentadoria. Poucas pessoas sabem, mas deixar a aposentadoria parada no banco por 60 dias também leva à suspensão do benefício. Por fim, dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), é uma das razões mais comuns que levam o trabalhador a ficar sem aposentadoria. 

- Publicidade -

De acordo com o INSS, somente no ano passado mais de 5 milhões de brasileiros perderam o direito ao benefício. Além disso, vale ressaltar que inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) também precisam prestar atenção. Caso o beneficiário não justifique as faltas em programas de reabilitação profissional, pode ocasionar a suspensão do pagamento. 

Veja também: ERROS que podem reduzir o pagamento da sua aposentadoria: Previna-se!

Como reativar seu benefício do INSS

Se por acaso você tiver sofrido suspensão no pagamento do benefício do INSS, sabia que é possível reativar.  Para isso, será necessário atualizar o cadastro apresentando todos os documentos que forem solicitados no INSS.

- Publicidade -

De todo modo, para saber quais os documentos é necessário comparecer a uma unidade, pois a informação não costuma ser dada por telefone, já que cada caso é um documento específico.  Dependendo da unidade do INSS que for, pode ser que encontre muita fila.

Veja também: Como faço para receber o ADICIONAL de 25% na aposentadoria do INSS? Confira!

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais