Quer comprar um ar condicionado para enfrentar o calorão? Veja quais são as opções mais ECONÔMICAS
Escolher um bom e econômico ar condicionado é essencial para passar por essa onda de calor com mais alívio, garantindo um melhor controle da temperatura do ambiente a qualquer momento do dia.
O Brasil, assim como o mundo, está passando por uma elevação drástica nas temperaturas. Isto é, atualmente, os termômetros estão registrando máximas recordes, indo além do esperado nos últimos anos e dédacadas.
Toda essa situação cai como um alerta para todo e qualquer ser humano, afinal, os efeitos da ebulição global são ocasionados pelo processo de aquecimento, resultantes da poluição, entre outros fatores. De qualquer forma, o que é fato é que todo mundo está em busca de formas de aliviar o calorão, como a busca por um bom ar condicionado.
No entanto, o preço do ar condicionado pode ser bem alto, além dos gastos relacionados à energia. Felizmente, já existem alguns modelos de ar condicionado que, além de gastarem menos, proporcionam uma melhor economia a longo prazo.

Pense bem antes de escolher um modelo do ar condicionado para evitar grandes custos
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, antes de escolher um bom ar condicionado, é preciso considerar alguns fatores. Isso porque muita gente acredita que o baixo custo inicial é a única coisa que deve ser levada em conta, mas não é bem assim.
O que acontece é que, quanto maior o consumo energético do ar, maior será o gasto a longo prazo. Ou seja, um aparelho com maior consumo, caso seja usado diariamente, resultará em um alto preço da conta de luz.
Ao somar todos os custos, portanto, ele acabará saindo muito mais caro do que um modelo que, inicialmente, poderia custar mais, mas garantiria uma economia maior em relação à conta de luz e gastos gerais.
Veja também: Verão antecipado no Brasil? Saiba quando começa a nova onda de calor
Portátil, inverter ou de janela: qual o melhor?
Atualmente, um modelo de ar condicionado tem chamado a atenção dos consumidores. Basicamente, além de contar com um design surpreendentemente bonito, ele também é um dos mais econômicos existentes.
O modelo em questão é o split, que além de econômico, também é silencioso. Isso porque ele conta com duas partes totalmente separadas. Uma delas é o evaporador, que fica dentro de casa, e a outra é o condensador, que fica fora de casa.
Um ponto relativamente ‘negativo’ do modelo é o custo de instalação. Por contar com partes separadas, ele pode exigir um gasto maior no momento da instalação. Além disso, ele também custa mais do que outras opções do mercado.
Normalmente, o valor médio dele varia entre R$ 1.400 e R$ 2.400. Entretanto, de acordo com a opinião dos usuários e as análises de custo-benefício, em termos de economia a longo prazo, ele é considerado o mais eficiente.
Isso porque ele conta com um consumo energético moderado, o que é interessante para quem utiliza o ar condicionado com mais frequência e por um maior tempo durante o dia.
Veja também: Black Friday: Shein, Aliexpress e Shopee preparam MILHÕES de reais em descontos, veja como conseguir cupons