Esses são os MITOS DO ENEM: fique calmo e saiba como passar por isso!

Saiba como fugir desses mitos que podem deixar você com medo antes da prova do Enem em 2023!

O melhor caminho para a entrada de universidades públicas de todo o Brasil ainda é o mesmo: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É justamente por essa prova que milhões de brasileiros conseguem o seu certificado de ensino superior. 

E quem está fazendo a prova pela primeira vez muitas vezes cai nos chamados “mitos” sobre o exame. Contudo, nem tudo é tão complicado quanto parece. Por isso, confira a seguir todos os detalhes sobre algumas dessas informações que não são tão simples assim e saiba como passar por esses problemas com tranquilidade em 2023.

Mitos Enem
Confira os detalhes sobre os principais mitos relacionados ao Enem (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Mitos e verdades sobre o Enem

Primeiramente, você sabia que estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro as provas de 2023 do Enem?

E o que isso quer dizer? Que mesmo quem ainda não começou a estudar pode se preparar. E o melhor caminho para isso é ter alguns “atalhos” sobre a prova. 

De acordo com especialistas, isso passa por saber quais são alguns mitos e verdades sobre o Enem

Essas são aquelas “frases prontas” sobre a prova que costumamos ouvir com frequência e acreditamos que é verdade. Contudo, muitas delas não são um bicho de sete cabeças e é conseguir boas notas na prova de toda forma.

Veja também: Existe LETRA CERTA para escrever a redação do Enem? Posso zerar se eu usar letra de forma? Saiba a verdade!

Mitos do Enem que você não precisa se preocupar

Para facilitar a vida de quem está pronto para fazer a prova, vamos trazer alguns dos principais pontos complicados da prova. São aqueles ditos populares que não se aproximam da realidade do exame. 

Confira, portanto, alguns dos principais mitos do Enem 2023 que você não precisa se apegar:

  • “Tudo depende da nota do Enem”: errado!

Sabe qual é o nome disso? Pressão desnecessária. Muitas pessoas acabam indo para a prova pensando que aquela é a prova da sua vida e que tudo depende de um bom desempenho. 

Mas é importante lembrar que o Enem é anual e existem outras opções interessantes como os vestibulares de cada universidade – muitos com bolsa. 

Ou seja, faça sempre o seu melhor, mas lembre que a sua vida profissional vai muito além do Enem. 

  • “Nunca chute na prova”: errado!

É claro que no mundo ideal você vai conseguir fazer toda a prova com calma e tranquilidade. Mas os especialistas sabem que nem sempre essa é a realidade. 

Muita gente acaba chegando na última hora da prova com muitas questões em branco ainda. Por isso define uma estratégia que tente ajudar a chegar ao fim do exame, mas se ver que o tempo está apertado, elimine uma ou duas alternativas de uma questão e chute!

O que não pode é acabar terminando o exame sem responder alguma questão. 

  • “Precisa ser um gênio para tirar notas altas”: errado!

Por fim, esse é um dos maiores mitos mentirosos do Enem. Muita gente deixa de fazer a prova porque acha que vai mal e acaba não conseguindo testar seus conhecimentos. 

O grande diferencial da prova com vestibulares tradicionais é a possibilidade de não ser tão técnica. Ou seja, muitas questões podem ter o tipo de pergunta que você sabe e não algo muito específico. 

Além disso, o que vale para a nota do Enem é a constância e não apenas acertar um número maior ou menor de questões. 

Veja também: Enem 2023: veja como se dar BEM em QUALQUER tema de redação que aparecer!