Ministério anuncia novas regras do Bolsa Família para quem MORA SOZINHO
Os beneficiários do Bolsa Família que moram sozinhos precisam se atentar para nova regra do programa de transferência de renda. Confira todos as informações abaixo.
O Bolsa Família é sem sombra de dúvidas um dos maiores cartões-postais do governo federal brasileiro. Afinal de contas, este programa de transferência de renda é um testamento do compromisso do país com os cidadãos mais vulneráveis de nossa sociedade. Hoje em dia, de acordo com a pesquisa mais recente feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), 20 milhões de famílias vão participar efetivamente do Bolsa Família.
Entretanto, um grupo específico de beneficiários deve estar especialmente atento nesse momento. Isso porque, o MDS acabou de anunciar uma série de novas regras para os beneficiários do Bolsa Família que moram sozinhos atualmente. Sendo assim, continue a leitura para demais detalhes e saiba o que lares unipessoais precisam saber.

Essas são as novas regras gerais para o programa
Para quem não se recorda, o programa Bolsa Família foi criado inicialmente no ano de 2003. Na época, o Brasil vivia o primeiro ano do primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Dito isso, podemos compreender melhor o quão longa é a existência do Bolsa Família em nosso país. E obviamente, uma iniciativa tão extensa está sujeita a sofrer mudanças ao longo dos anos. Com o Bolsa Família, obviamente não foi diferente.
No ano de 2021, por exemplo, por ordem do então presidente Jair Messias Bolsonaro o programa de transferência de renda passou a se chamar Auxílio Brasil. Esta mudança, entretanto, só durou cerca de dois anos. Isso pois, ao assumir pela terceira vez a presidência do Brasil, o presidente Lula assinou uma Medida Provisória (MP) que devolvia à iniciativa o seu nome original.
Porém, não foi só o nome do programa que sofreu modificações. Em 2023, o presidente Lula também resgatou algumas regras antigas do Bolsa Família. Agora, por exemplo, já é necessário que menores de idade estejam com os seus cartões de vacinação em dia. Além disso, este mesmo grupo deve comparecer à escola com 75% de presença. Outra nova regra resgatada por Lula é a exigência dos exames pré-natal para gestantes que recebem o Bolsa Família.
Veja também: Bolsa Família acaba de SURPREENDER beneficiários: pagamentos foram atualizados
Conheça as normas para beneficiários que moram sozinhos
No início desse ano, o governo federal brasileiro autorizou um pente-fino para o programa Bolsa Família. Esta iniciativa seria responsável por investigar assiduamente possíveis irregularidades nos pagamentos do programa de transferência de renda. Desde o início do pente-fino, mais de 2 milhões de beneficiários foram bloqueados do Bolsa Família. E uma parte considerável deste total se tratava de lares unipessoais. Ou seja, beneficiários que moram sozinhos.
Para os beneficiários unipessoais que não foram suspensos do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social acaba de divulgar um alerta importantíssimo. Agora, os municípios do nosso país só vão poder separar 16% da verba repassada para o Bolsa Família para os beneficiários que moram sozinhos. Caso o município apresente um percentual de lares unipessoais acima de 16%, o governo não irá permitir a inclusão de novas famílias na iniciativa.
Veja também: URGÊNCIA MÁXIMA: Governo divulga nova NOTÍCIA sobre o Bolsa Família e você precisa saber
Moradores de Maceió podem perder o Bolsa Família
Recentemente, a prefeitura de Maceió (AL) informou que cerca de 2 mil beneficiários do Bolsa Família podem perder acesso aos valores do programa. O motivo é muito simples: essas famílias não estão sacando os valores pertencentes a elas mensalmente, o que faz com que o governo entenda que não estão precisando.
Além de manter os dados sempre atualizados no CadÚnico, é importante que as famílias não fiquem mais de dois meses sem sacar as parcelas do Bolsa Família. Caso isso aconteça, o dinheiro volta para a União e o cadastro é removido para dar espaço a novos beneficiários. Portanto, assim que puder saque ou movimente o dinheiro através do cartão.