Milhares de famílias têm Auxílio Brasil CANCELADO! Saiba o motivo e se você se enquadra no grupo

Auxílio Brasil foi cancelado para vários brasileiros no mes de novembro. Motivo pode deixar alguns chocados.

Sabemos que o Auxílio Brasil tem sido uma das principais maneiras de ajuda para a população. Sendo assim, o Governo Federal lida com o cuidado de tudo o que envolve esse benefício, considerando sua importância. 

Contudo, muitas pessoas se aproveitam do oferecimento do benefício. Assim, acabam escondendo informações para continuar recebendo mesmo não estando mais nas regras. Por esse motivo, o Ministério da Cidadania realiza inspeções para cortar aqueles que não estão dentro dos critérios. 

Milhares de famílias têm Auxílio Brasil CANCELADO! Saiba o motivo e se você se enquadra no grupo
Saiba mais sobre o corte do Auxílio Brasil – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Auxílio Brasil cancelado?

Muitos já sabem que para receber o Auxílio Brasil, o responsável pela família precisa efetuar uma inscrição. Esse procedimento é feito pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 

Os funcionários do local realizam diversos tipos de perguntas para o representante. Dentre elas estão número de integrantes na família, renda, endereço e vários outros pontos. Assim, esses dados são armazenados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Depois de estarem com tudo confirmado, a família fica registrada no banco de dados. Logo, o Ministério da Cidadania seleciona aqueles que estão de acordo com os critérios dos programas. Essa é a maneira que os brasileiros entram na lista de pagamentos do Auxílio Brasil. 

De tempos em tempos, esses dados devem ser atualizados. A solicitação do Governo é que as famílias façam isso sempre que uma informação mudar. Porém, caso não realizem esse procedimento, é obrigatório fazer a atualização a cada dois anos. 

Nesse período, o Governo Federal estabelece períodos para que as famílias façam a modificação dos dados. Assim é possível garantir a permanência no programa. 

Todos os meses, o governo realiza o chamado pente-fino. Esse processo é semelhante ao que ocorre na Receita Federal quando os brasileiro declaram seus impostos. 

Neste caso, o procedimento é realizado pelo instituto Dataprev. Claro que com parceria do Ministério da Cidadania, a responsável pela organização do programa. 

Essas duas autoridades realizam o cruzamento dos dados e também revisam as informações cadastrais. Assim, quem não estiver de acordo com as regras tem o valor cancelado. 

Saiba mais: 13º do Auxílio Brasil vai acontecer quando? Está confirmado?

Quem foi excluído?

No último pente fino no programa, foram desligadas 53 milhões de famílias. Esse procedimento ocorreu por falta de atualização das informações. Assim, essas pessoas deixaram de apresentar suas novidades no período solicitado. 

Assim, existem alguns tipos de pessoas que tiveram o valor descontinuado. Os primeiros são aqueles que não atualizaram as informações. Em seguida temas as pessoas que tiveram uma inconstância no cadastro. 

Por fim, há os beneficiados e tiveram inconstância observada e mesmo após notificação, não foi modificada a informação. 

Vale lembrar que as pessoas que deixaram de receber o valor podem recorrer. Para isso, é necessário ir até uma das unidades do CRAS da região e conversar com o atendente acerca da situação. 

O pente-fino do benefício é uma medida implementada em setembro deste ano. Assim, ele tem como objetivo observar as pessoas que não estão dentro dos critérios de recebimento do valor. É importante lembrar que para receber o valor a família precisa ter renda per capita entre R$ 105 e R$ 210. Esses valores caracterizam a linha de pobreza e extrema pobreza.

Veja também: FINALMENTE: beneficiários do Auxílio Brasil COMEMORAM esta notícia, confira

Auxílio Brasil suspenso? Saiba o que fazer

Antes de mais nada, o primeiro ponto a ser mencionado é que o Governo Federal precisa ser notificado em qualquer caso de alteração na condição da família beneficiária, como por exemplo:

  • Quando algum membro nasce ou morre;
  • Em casos de mudança de endereço;
  • Quando os estudantes da família mudam de escola;
  • Quando a renda familiar aumenta ou diminui.

Assim sendo, quando o benefício é suspenso, a primeira etapa para recuperação consiste em atualizar os dados cadastrais no CadÚnico (Cadastro Único).  Isso porque, o Governo pode ter cancelado o benefício por inconsistência de dados.

Para que seja possível atualizar os dados, portanto, existem duas possibilidades. A primeira, através do aplicativo oficial (bityli.com/MfeRRJjuq), disponível para Android e IOS. Por fim, a segunda consiste em direcionar-se até uma agência física do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e solicitar que um servidor realize a atualização.

Feito isso, basta aguardar a reanálise feita pelo Governo.