MIL vagas para ter a CNH de forma GRATUITA; aproveite!
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento fundamental para todos aqueles que querem dirigir qualquer que seja o veículo no Brasil. Vem saber como tê-la gratuitamente!
Já pensou em ter a sua CNH de forma totalmente gratuita? Isso já é uma realidade por meio do conhecido programa CNH Popular. Como o documento é emitido a nível estadual, é importante conferir antes se o seu estado está com matrículas abertas para a iniciativa. Atualmente, há um estado brasileiro ofertando mais de 1 mil vagas.
É importante considerar que este projeto traz grandes benefícios porque o processo para retirar a Carteira Nacional de Habilitação costuma ser bastante caro para alguns cidadãos brasileiros. Desta forma, este programa visa ajudar estas pessoas.

CNH gratuita: confira já quantas vagas estão disponíveis para esta iniciativa
Atualmente, o estado que está com estas inscrições abertas é o Rio Grande do Norte. O período de inscrições abriu no último dia 12 de setembro. O projeto é uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). Em linhas gerais, o programa visa beneficiar aquelas pessoas que vivem em situação de baixa renda.
Por isso, é preciso que o interessado esteja devidamente cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, a CNH também pode ser solicitada pelas pessoas que recebem os programas assistenciais que estão previstos em lei. É importante ressaltar que o programa vai arcar com todas as taxas e também com os exames que são obrigatórios para aqueles que querem tirar a primeira CNH, desde que seja nas categorias A ou B. Ainda vale para aqueles que querem mudar para as categorias C, D ou E.
No total, as vagas disponíveis foram distribuídas da seguinte forma abaixo. Confira:
- Primeira Habilitação para a Categoria “A” – 500 vagas;
- Primeira Habilitação para a Categoria “B” – 350 vagas;
- Mudança de Categoria para “C” – 50 vagas;
- Mudança de Categoria para “D” – 50 vagas;
- Mudança de Categoria para “E” – 50 vagas.
Veja também: CNH mudou novamente: confira as novas regras e EVITE ser multado
Como os interessados podem se inscrever neste projeto? Fique por dentro!
Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de setembro. Toda o procedimento deverá ser feito por meio do Portal de Serviços do Detran, disponível em https://cnhpopular.detran.rn.gov.br/. É preciso que os inscritos tenham mais de 18 anos, comprovem que moram no Rio Grande do Norte há, pelo menos, um ano, e saibam ler e escrever.
Além disso, estas pessoas não podem ter tido o seu documento suspenso ou cassado e nem mesmo possua algum impedimento jurídico para obter este documento. Para as pessoas que querem trocar de categoria, é preciso que não tenha cometido nenhuma infração penal, nem mesmo alguma infração de trânsito grave ou gravíssima. Outro requisito é que não seja reincidente em infrações leve ou médias.
Caso haja empate entre os concorrentes, o desempate será feito a partir de alguns critérios, sendo os seguintes:
- Menor renda por pessoa;
- Estar sem emprego por mais tempo;
- Ser maior de 18 anos;
- Data e hora de inscrição;
- Por fim, sorteio.
A lista com os nomes dos classificados será publicada no site informado anteriormente no dia 17 de outubro. Os selecionados terão até 17 de novembro para entregar a documentação que estiver sendo exigida no edital.
Saiba mais: Cuidado motorista: sua CNH pode estar prestes a ser SUSPENSA!