MEU INSS 2021: APOSENTADOS podem SOFRER DESCONTOS no BENEFÍCIO! Veja como RECUSAR e BLOQUEAR para NÃO SER DESCONTADO

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

MEU INSS 2021 – Veja a seguir como funcionam os bloqueios de descontos do INSS para quem não quer passar por esses problemas!

Você sabia que aposentados e pensionistas podem acabar sofrendo descontos e débitos indesejados? Mas muita calma nesse momento, já que é possível usar o Meu INSS 2021 para desbloquear esses serviços. 

A seguir vamos trazer todos os detalhes sobre o que são esses bloqueios e como evitar esses problemas. Fique atento e saiba exatamente como evitar ter problemas de descontos desnecessários. 

MEU INSS 2021
Imagem: Divulgação

Bloqueio Mensalidades INSS 2021

O bloqueio de mensalidades do INSS 2021 é uma das novidades deste ano para quem recebe do Instituto Nacional do Seguro Social. Essa é uma das novas regras da Instrução Normativa 110 – de dezembro de 2020. 

Agora os aposentados e pensionistas do INSS podem se proteger de descontos indevidos. Isso pode ser feito através de uma ação de bloqueio que é feita pela internet, sem precisar ir até uma unidade da Previdência Social. 

O bloqueio de descontos do INSS em 2021 é feito principalmente para quem sofre com a diminuição desses valores a partir de associações e sindicatos. O procedimento é pensado para barrar esses débitos que muitas vezes não são do interesse dos beneficiários. 

Desconto Mensal INSS 2021

Esse tipo de desconto mensal do INSS 2021 por muito tempo foi um problema para milhões de beneficiários. Por isso, além do bloqueio, também estão disponíveis novas normas de segurança. Entre elas, a associação ou sindicato agora precisam apresentar ao INSS um contrato com autorização do beneficiário para fazer os débitos. 

Por isso é indicado que os pensionistas e aposentados fiquem atentos na hora de aceitar serviços de pagamento ou empréstimos consignados. Esse tipo de débito direto do benefício do INSS pode trazer muitos problemas já que, depois de autorizado, pode ser cobrado por três anos até renovação de contrato. 

Bloquear Descontos Meu INSS 2021

A boa notícia é que é possível bloquear descontos pelo Meu INSS 2021. É através dessa plataforma também que você pode acompanhar contribuições e benefícios da Previdência de uma forma rápida, apenas fazendo o cadastro pelo aplicativo ou site. 

Depois de cadastrar senha no portal, agora é hora de saber como bloquear descontos pelo Meu INSS:

  • Entre no Meu INSS e procure a opção ‘Extrato de Pagamento’; 
  • Confira se existem valores sendo descontados todos os meses do seu benefício (como empréstimos ou mensalidades de associações); 
  • Caso seja desconto de mensalidade, anota o número do contrato da associação (que vai estar disponível no extrato); 
  • Para bloquear descontos de associações ou sindicatos pelo Meu INSS você deve ir até a opção ‘Agendamentos/Solicitações’ e clicar em ‘Novo Requerimento’;
  • Vá na opção ‘Atualização para a Manutenção do Benefício e Outros Serviços’; 
  • Agora procure mais abaixo a opção ‘Solicitar Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício’; 
  • Atualize os dados e em seguida informe o Número do Benefício (NB) e se existe procurador ou representante legal; 
  • O questionário ainda traz o nome de entidades e a opção ‘Outras Associações/Sindicatos’; 
  • Escolha e, finalmente, informe o número de contrato para cancelar os descontos de mensalidades. 

ATENÇÃO APOSENTADOS: PAGAMENTOS LIBERADOS + 14° SALÁRIO do INSS + AUMENTO de até R$ 250,00! Atualização de JANEIRO com grandes NOVIDADES…

 

Leia Também