Meu Digisus – Como REALIZAR Cadastro do Cartão Virtual do SUS: Passo a Passo pelo SITE!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Meu Digisus – VEJA todos os detalhes e o passo a passo sobre como fazer o cadastro para ter o cartão VIRTUAL do Sistema Único de Saúde!

A grande maioria de brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país não possuem condições de pagar por planos de saúde. É por isso que cresceu muito a procura sobre como realizar o Cadastro do Meu DigiSUS

Principalmente agora, quando passamos pela pandemia do novo coronavírus, é importante valorizar o Sistema Único de Saúde. É através desse programa que todos os brasileiros possuem direito e acesso à serviços básicos e mais complexos em hospitais e postinhos de norte a sul do país. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre o cartão para quem quer acessar rapidamente o serviço caso precise ir até o hospital ou uma unidade com atendimento pelo SUS. Confira todas as principais informações.

Meu Digisus
Imagem: Divulgação

Cartão SUS

Primeiramente, é importante lembrar o que é o Cartão do SUS. Esse documento é ligado ao Sistema Único de Saúde e é voltado para que os usuários do serviço tenham uma identificação. 

Centro Universitário ABRE 60 MIL VAGAS em Cursos GRÁTIS: Área de Saúde, Humanas e Exatas! Inscrições no SITE!

O cartão vai facilitar para o cidadão o atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais em todo o Brasil. Em todos estados é possível encontrar serviços integrados a rede do SUS que podem ser acessados rapidamente. 

Todos os cidadãos já podem contar com o documento já que o Ministério da Saúde regulamentaram o Cartão SUS em 2011. A ideia era justamente facilitar usando uma base de dados de registro único com informações dos pacientes da rede pública. 

Para que funciona Cartão SUS

Mas afinal, qual é a função do Cartão SUS? Além de um documento de identificação, como dito anteriormente, esse pode ser um facilitador para quem precisa de algum tipo de emergência ou então quer marcar exames mais elaborados. 

Entre as principais funções do Cartão do Sistema Único de Saúde estão:

  • Facilitar a marcação de consultas; 
  • Marcar exames com mais facilidade; 
  • Garantir acesso a medicamentos gratuitos; 
  • Acesso à assistência integral à saúde (desde Atenção Primária até outros níveis de assistência). 

Como fazer cadastro Meu Digisus

E afinal, como fazer o cadastro do Meu Digisus? Esse processo é feito para quem quer usar todos os serviços ligados ao Ministério da Saúde sem precisar sair de casa. Esse processo também facilita e ajuda a evitar alguns problemas de demora no atendimento. Isso irá facilitar no momento de buscar serviços variados. . 

O passo a passo para acesso do Meu DigiSUS é o seguinte:

  • Primeiramente, acesse o portal do Meu digisus: https://meudigisus.saude.gov.br/
  • Depois de passar as primeiras telas com informações, clique no botão ‘Começar’;
  • Agora na tela principal você encontrará o botão ‘Entrar’; 
  • Clique nele e você irá para outro site do Gov.br em que você deve preencher com seu CPF; 
  • Se você já possui cadastro integrado do Gov.br use seu CPF e senha para entrar; pronto! 

Mas e como consultar o Cartão SUS? Depois de seguir os passos acima, você estará na tela principal do seu cadastro. No menu à esquerda você encontrará todas as opções de serviços disponíveis. 

Para consultar o cartão do SUS Virtual faça o seguinte:

  • Clique no botão ‘Minha Saúde’, no menu da esquerda; 
  • Logo acima será possível verificar o seu nome completo junto com o número do seu cartão do SUS (mais especificamente o nº Meu Cartão Nacional da Saúde);
  • Aperte o botão acessar em cima do ícone do cartãozinho e você poderá usar o seu cartão virtual do Sistema Único de Saúde. 

AMPLIADOS os Benefícios CARTÃO ALIMENTAÇÃO: NOVO VALOR e MAIS INSCRITOS!

 

Leia Também