CUIDADO com o que está na internet: listamos as MENTIRAS mais comuns que você possivelmente ACREDITOU
Nem tudo que está na internet é real, porém, existem algumas mentiras que parecem tão, mas tão verídicas, que fizeram com que muitos realmente acreditassem nelas.
A internet é conhecida por ser uma “terra sem lei”. Isto é, não é como se não existissem regras no ambiente virtual, porém, é extremamente fácil realizar publicações e menções enganosas, apesar das diretrizes atuais e o combate às Fake News, ou notícias falsas, em tradução livre.
De forma mais clara, grande parte dos internautas tem mania de achar que tudo que está na internet é verdade. Isso é ainda mais comum entre pessoas com idade mais avançada, visto que a tecnologia é um tanto quanto surpreendente para a maioria delas.
Porém, é preciso ter em mente que nem tudo que está na internet é verdade. Além disso, a propagação de mentiras pode acontecer de forma imediata e incontrolável, o que pode gerar ainda mais incertezas nos internautas. Assim, vale conferir algumas mentiras da internet que você provavelmente já acreditou e entender a origem de cada uma delas!

Você provavelmente já acreditou em alguma dessas mentiras da internet
- O chip da besta
O ano de 2016 foi marcado por um grande rumor na internet: a chegada do chip da besta. De acordo com os relatos dos internautas, um novo chip estava sendo implantado nos seres humanos, e funcionava como a “marca do mal”. Quem fosse contra esse chip, portanto, passaria fome, entre outras necessidades.
Não é preciso nem dizer que isso tudo não passou de uma grande histeria, né?! Ou melhor, um grande surto coletivo.
- Redes sociais pagas
Outro grande boato gera vítimas até hoje, isto é, faz com que muita gente acredite até agora que isso realmente irpa acontecer. Trata-se, portanto, da possibilidade que as redes sociais tornem-se pagas, principalmente o Facebook, que é um tanto quanto popular.
Para melhor entender, cobrar pelo uso das redes sociais não seria nada interessante para as empresas, visto que muita gente deixaria de utilizá-las. Porém, o que pode acontecer é a criação de novas assinaturas, contando com uma cobrança para quem deseja acessar recursos exclusivos.
- Morte de celebridades
Se tem algo que a internet sabe fazer, e muito bem, é “matar” celebridades. Diariamente, novas notícias aparecem nas redes sociais sobre a morte de figuras públicas, como do Silvio Santos, por exemplo. No entanto, na grande maioria das vezes, é sempre uma enorme mentira.
O próprio Silvio Santos já “morre”, pelo menos, umas 20 vezes nos últimos anos, e surpreendentemente continua vivo.
Veja também: FIQUE ALERTA: estas atitudes na internet podem configurar GRAVES CRIMES virtuais e você provavelmente NÃO sabia
Demais mentiras
- Pagamento por curtidas
Outra mentira nas redes sociais é sobre a possibilidade de que as redes sociais paguem por curtidas. Isso é extremamente comum no Facebook, considerando postagens com legendas “a cada curtida o Facebook doará 20 centavos para os animais de rua”.
De forma mais clara, o Facebook, assim como as outras redes sociais, sequer terão acesso a esse tipo de postagem. Trata-se apenas de uma forma que as páginas encontram para ganhar likes e contarem com mais acessos.
- O fim do mundo
Quem nunca se deparou com uma notícia na internet confirmando que o mundo acabaria em breve? Em 2012, por exemplo, inúmeras pessoas já estavam preparadas para o fim, que, aliás, não aconteceu…
De qualquer forma, todas essas mentiras servem como um grande alerta: jamais acreditem no que está na internet! A crença só pode acontecer após diversas pesquisas e certificação sobre o que está sendo dito ali. Aliás, são as mentiras que condicionam os mais diversos golpes digitais. Cuidado!
Veja também: Plataformas para fazer uma RENDA EXTRA trabalhando apenas com a internet