Com ESTA dica você melhora MUITO o desempenho do Whatsapp

Aplicativo vai voar

Muitas vezes estamos usando o WhatsApp e, do nada, ele trava, fecha, fica lento ou até mesmo tem dificuldades de enviar mensagem. Muita gente já passou por problemas semelhantes com o aplicativo e é muito chato quando isso acontece, não é mesmo? A vontade é de jogar o celular longe ou até mesmo comprar um nov. Mas, calma, porque uma dica muito importante melhora bastante o desempenho do WhatsApp.

Às vezes somos obrigados a reiniciar o aparelho celular, ou então fechar todos os aplicativos para que o aplicativo volte a funcionar. Ou então, na pior das hipóteses, temos que reinstalá-lo. Mas um truque muito fácil que pouca gente conhece melhora – e muito – o desempenho do WhatsApp. É simples, rápido e prático. Vamos aprender?

Com ESTA dica você melhora MUITO o desempenho do Whatsapp
WhatsApp a todo vapor? Aprenda como (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Saiba como melhorar o desempenho do WhatsApp

Mesmo com o uso diário dos mais variados aplicativos de mensagens, muitos usuários ainda se irritam quando as plataformas param de funcionar, travam, ficam lentas ou fecham sozinhas. Mas uma maneira simples de melhorar a performance deles, principalmente do WhatsApp, acaba com esse ‘terror’ cotidiano.

Esses problemas, muitas vezes, são provocados pelo armazenamento de dados temporários (conhecidos também como memória cache). Como muita gente acaba não ‘limpando’ esses dados, o desempenho do WhatsApp vai lá para baixo.

O que é memória cache?

Embora o objetivo principal da memória cache seja salvar dados para agilizar o acesso aos aplicativos futuramente para que o carregamento seja mais rápido nos próximos acessos, o uso com frequência do Whatsapp leva a uma redução do espaço em disco no celular exatamente por causa desse excesso de acúmulo de dados.

Por isso, não só o aplicativo, como também o smartphone de forma geral, começam a apresentar problemas, como lentidão e mal funcionamento. Então, para saber se a memória cache é realmente o responsável por esses transtornos, confira o espaço livre em disco no seu smartphone e quanto o armazenamento do WhatsApp ocupa no HD dele.

Ou seja, a memória cache, nada mais é do que um armazenamento de dados e instruções que o sistema operacional poderá precisar em breve. Ela permite que o processador do celular trabalhe com o máximo de capacidade e tenha o mínimo de tempo ocioso possível.

Como apagar os dados e melhorar o desempenho do WhatsApp?

Para ajudar você nessa missão de apagar a memória cache do WhatsApp e melhore o desempenho dele, separamos um passo a passo para Android e iOS, dos aparelhos iPhone. Confira:

Android

  • Vá no menu “Configurações” e encontre a opção “Aplicativos”. Em seguida, clique no WhatsApp;
  • Logo depois, basta selecionar “Armazenamento” e selecione “Apagar Dados do Cache”.

iOS

  • No sistema operacional dos smartphones da Apple, você exclui os dados dentro do próprio WhatsApp;
  • No aplicativo, entre no menu “Ajustes” e vá na opção “Dados e Armazenamento”
  • Por fim, clique em “Uso do Armazenamento”. Assim, você pode excluir a memória cache, assim como arquivos duplicados e outras opções desnecessárias.

Veja também: WhatsApp FINALMENTE libera nova ferramenta que todo mundo queria; descubra!

Veja também: NESTES estados do Brasil o casamento dura mais; afirmação é polêmica!