É MEI? Veja como fazer empréstimo diretamente pela CAIXA

Saiba quanto é possível contratar

O Microempreendedor Individual (MEI) é considerado uma figura jurídica no Brasil que trabalha por conta própria e, assim, se legaliza como pequeno empresário. Para ser microempreendedor individual, então, é preciso faturar até oitenta e um mil reais por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Ainda, a formalização do MEI é gratuita e pode ser feita de forma online. A modalidade tem crescido bastante no Brasil, uma vez que com o aumento do desemprego, os brasileiros têm procurado formas de criar o seu próprio negócio para garantir a renda.

Além disso, algumas novidades estão sendo disponibilizadas para os MEI, como a possibilidade de conseguir empréstimos. Confira a seguir como irá funcionar.

MEI poderá contratar empréstimo pela Caixa. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

MEI pode solicitar empréstimo na Caixa

A Caixa Econômica Federal criou uma novidade para os microempreendedores. Assim, agora é possível acessar o Caixa Tem Microempreendedor Individual (MEI). Dessa forma, esses trabalhadores podem solicitar empréstimos através da instituição financeira. O objetivo da instituição bancária, então, é que os MEI possam pegar até R$ 3 mil de empréstimo para estimular os seus negócios. Então, os valores que forem liberados devem ser aplicados em capital de giro, ferramentas, utensílios e aquisição de insumos.

Já no início deste mês, o banco havia liberado um empréstimo específico para as mulheres cadastradas como MEI. Assim, agora a novidade é para todos. Com isso, os trabalhadores têm direito ao valor de crédito citado anteriormente e possuem até 24 meses para realizar o pagamento das parcelas. Ainda, a Caixa está oferecendo juros especiais e o empréstimo pode ser oferecido até mesmo para os cidadãos negativados.

Para participar, ainda, os indivíduos não podem ter operações de crédito em bancos com o valor superior a R$ 3 mil, a não ser os que se referem a financiamentos imobiliários ou limites não utilizados de cartão de crédito ou cheque especial.

Quem pode participar?

Para contratar o empréstimo, o interessado deve entrar em contato com a Caixa Econômica através do Whatsapp, pelo número 0800 104 0 104. Com isso, basta enviar a hashtag #microcreditoPJ para que se inicie o atendimento. Se o cidadão desejar, também é possível procurar uma agência. A partir da contratação, o valor será depositado na conta da pessoa jurídica, assim como valor que se refere ao pagamento da parcela.

Ainda, para atualizar o cadastro de MEI para contratar o crédito, é preciso checar os seguintes documentos:

  • DASN Simei do último exercício fiscal encerrado, com o Recibo de Entrega;
  • CCMEI – Certificado da Condição de Microempreendedor individual;
  • Documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência).

Confira também: Novo salário mínimo pode receber o primeiro GRANDE impacto depois de 4 anos; confira o valor!

Como se formalizar como MEI?

Para se formalizar como MEI, é preciso cumprir algumas exigências, são elas:

  • Não ser sócio, titular ou administrador de outra empresa;
  • Poderá contratar no máximo um empregado;
  • Deve exercer uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução nº  140, de 22 de maio de 2018;
  • Não é obrigatório ter um contador, mas pode ser necessário no caso de contratação de funcionário.

Veja mais: Saiba como rastrear o seu celular através do IMEI: excelente opção para quem perdeu o aparelho