MedioTec 2018 Inscrições

MedioTec 2018 Inscrições – Saiba como ingressar no Ensino Técnico através do Programa MedioTec, uma parceria entre Governo Federal e o Ministério da Educação!

MedioTec 2018 Inscrições, Cursos e Vagas – Confira os Cursos disponíveis e saiba como participar gratuitamente do MedioTec!

O programa do Governo Federal é uma ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes para os alunos que estão regularmente matriculados no ensino médio  nas escolas públicas estaduais e distritais de todo o Brasil. O MedioTec 2018 é uma proposta de fortalecimento de uma capacitação profissional com produção pedagógica voltada especificamente para o público atendido e em parceria com os setores sociais, econômicos e produtivos.

O MedioTec é executado em uma parceria com  Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação. As vagas são definidas a partir do mapeamento das demandas do Brasil, inclusive considerando as necessidades que podem vir a surgir com o passar dos anos.

O MédioTec 2018 é um segmento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). E seu objetivo é ofertar formação profissional e técnica aos estudantes do ensino médio.

Como funciona o MedioTec 2018

MedioTec 2018 Inscrições
Foto: Divulgação

Mas como funciona o MedioTec 2018? bom, o aluno terá aulas em turno integral, ou seja, manhã e tarde, uma carga horária que pode chegar até 1400 horas aula por ano, com isso o aluno pode receber mais conhecimento.

Através desse currículo “maleável” existe a possibilidade de ter uma autonomia extremamente flexível, assim, o estudante pode estudar as matérias que realmente o interessa.

Essa nova maneira de administrar o ensino médio, faz com que o estudante opte estudar as matérias que estão de acordo com sua escolha para graduação, após acabar o MedioTec 2018.

Vagas MedioTec 2018

Vagas MedioTec 2018
Foto: Divulgação

As vagas MedioTec 2018 são destinadas para estudantes matriculados no ensino médio nas redes públicas de ensino, e que preferencialmente, estejam cursando o segundo ano do ensino médio, de modo que a formação técnica acabe juntamente com a formação regular.

A escolha dos alunos participantes serão realizadas pelas Secretarias de Estado e Distrital de Educação, nas unidades técnicas, através de processos seletivos próprios.

Os critérios para a escolha dos candidatos ao MédioTec 2018 variam dependendo do estado, são consideradas as características socioeconômicas, como vulnerabilidade econômica e social, a as atividades de interesse do candidato e características sociodemográficas, como o bairro, cidade e região do candidato.

Cursos MedioTec 2018

Para a distribuição dos cursos MedioTec 2018, são consideradas as necessidades de profissionais qualificados  para o mundo do trabalho e renda, levando em conta as projeções  de crescimento econômico e social. Estas necessidades estão em evidência em um Mapa de Demandas Identificadas, que é a base os cursos oferecidos no MedioTec 2018. As instituições que ofertam os cursos se adequam às demandas identificadas. As propostas são realizadas e homologadas pelo MEC.

Estes são alguns dos cursos que estão cotados mas ainda não foram confirmados para o Mediotec 2018:

  • Cursos MedioTec 2018
    Foto: Divulgação

    * Artes visuais;

  • * Comunicação visual;
  • * Conservação e restauro;
  • * Dança;
  • * Design de interiores;
  • * Design de móveis;
  • * Modelagem do vestuário;
  • * Multimídia;
  • * Museologia;
  • * Produção de moda;
  • * Publicidade;
  • * Segurança do Trabalho;
  • * Administração;
  • * Mecânica;
  • * Contabilidade.

Inscrição MedioTec 2018

Inscrição MedioTec 2018
Foto: Divulgação

O ano está acabando, a inscrição para o MedioTec 2018 ainda não começou, porém a expectativa é que o Governo Federal disponibilize 50% a mais de vagas para o próximo ano. Mas é possível buscar as datas de inscrições diretamente nas Secretarias de Educação do seu município ou estado (caso estejam oferecendo vagas).

Site oficial do MedioTec 2018:  http://portal.mec.gov.br/mediotec