MedioTec 2017

MedioTec 2017 – 107 mil vagas em Cursos Técnicos Gratuitos

MedioTec 2017 – São milhares de vagas disponíveis para 131 cursos diferentes

O Governo Federal está mostrando uma preocupação muito grande com a área da educação em diversas regiões do Brasil. Isso faz com que alguns programas deem atenção especial para isso. É o caso do MedioTec.

Esse é um programa do Ministério da Educação (MEC) voltado para estudantes que pretendem terminar o ensino médio e estar a um passo do mercado de trabalho brasileiro, depois de obter capacitações técnicas.

Estão abertas milhares de vagas através do MedioTec 2017 em todo o Brasil. Selecionamos algumas das principais informações para quem pretende ter uma formação técnica interessante. Confira!

Vagas MedioTec

Totalizando todas as regiões com ofertas no Brasil, são 107.465 vagas MedioTec em um total de 131 cursos técnicos gratuitos para alunos da rede pública. A disposição dos cursos surgiu com base em um mapeamento prévio de empregabilidade em longo prazo. Todas as chances estão de acordo com as demandas específicas de cada região.

MedioTec 2017Todas as capacitações ofertadas pelo programa são feitas de forma concomitante ao ensino médio. Isto é, todos os alunos do MedioTec possuem duas matrículas: uma ligada ao ensino médio e outra ao ensino técnico. O resultado disso é uma certificação dupla.

A intenção do programa é garantir que todos os estudantes formados saiam com uma maior facilidade de encontrar espaço no mercado de trabalho brasileiro – já que saem sendo considerados mão de obra especializada.

Cursos MedioTec

São diversas as chances para quem quer buscar novos conhecimentos técnicos. Entre os cursos MedioTec estão, por exemplo:

  • Eletrônica;
  • Segurança do Trabalho;
  • Finanças;
  • Açúcar e Álcool;
  • Agronegócio;
  • Meio Ambiente;
  • Cenografia;
  • Logística;
  • Química;
  • Rede de Computadores;
  • Agricultura;
  • Guia de Turismo;
  • Jogos Virtuais;
  • Dança e Teatro; e mais.

Todas as ofertas são amplas e voltadas para as características e necessidades locais. A Unidade Federativa com maior número de vagas disponíveis é Minas Gerais, com um total de 19.803. Em segundo lugar vem Goiás, com 11.572. São Paulo é o terceiro estado, com 9.525 vagas, acompanhado da Bahia com 6.133, em quarto lugar.

Inscrição MedioTec

Mas como será feita a inscrição MedioTec? O processo seletivo e o cadastro dos alunos interessados aconteceram e serão de responsabilidade das secretarias estaduais de educação. É necessário que todos os estudantes vão até à diretoria de suas escolas ou na própria secretaria estadual.

Todo o processo de seleção é totalmente gratuito e não haverá prova alguma. No primeiro momento não é necessária sequer a apresentação de documentação – já que as instituições de ensino possuem os documentos cadastrados dos alunos.

Vagas MedioTecA pré-seleção de todos os alunos será feita também pelas secretarias estaduais de educação. A partir do dia 13 de julho começarão a ser feitos os períodos de matrícula no qual os interessados devem ir até a instituição de ensino onde irão fazer a capacitação técnica. Neste momento é necessário apresentar documentos como Certidão de Nascimento ou Casamento, Foto 3×4, Histórico do Ensino Fundamental, CPF, RG e Comprovante de Residência.

Os cursos técnicos MedioTec começarão no segundo semestre – em instituições públicas e privadas. Na maioria dos casos, as instituições onde o aluno está matriculado é diferente daquela que fará o curso técnico, portanto serão oferecidos auxílios-estudantis para o custeamento de despesas de transporte e alimentação.

Para saber quais são os cursos ofertados e tentar a inscrição, acesse:

http://portal.mec.gov.br/mediotec/mediotec-nos-estados

 

Leia Também