Medidas de Proteção para a ida ao Mercado – Professor da UFSC especialista em pandemias orienta!



Medidas de Proteção para a ida ao Mercado – Saiba o que você pode fazer para evitar ao máximo o contágio do novo coronavírus ao ir no mercado ou farmácia, através das dicas de Professor da UFSC especialista em pandemias.

Você sabia que existem medidas de proteção para ida ao mercado? Sim, infectologistas e especialistas da área já estão divulgando novas informações para quem precisa sair de casa para trabalhar ou ir comprar suprimentos. 

É muito importante que você saiba como se proteger contra o coronavírus! Essa pandemia que está atingindo com força algumas regiões do país pode ser controlada apenas por nós mesmos e existem algumas ações que podem ajudar. 

Confira a seguir o que fala um infectologista e professor de uma das maiores universidades federais do país. Saiba quais são as dicas e se mantenha saudável, evitando disseminar o novo coronavírus!

Medidas de Proteção para a ida ao Mercado
Imagem: Divulgação

Como se proteger do Coronavírus no Brasil

Primeiramente, como se proteger do coronavírus? Essa é uma pergunta que é feita todos os dias por milhares de internautas que querem manter a sua saúde intacta assim também como o bem de suas famílias. 

A primeira recomendação clara ainda é a mais importante: não saia de casa! Idosos e pessoas que estão no grupo de risco (diabéticos, pessoas com problemas cardiovasculares, asmáticos, imunodeprimidos, entre outros) devem evitar a saída. 

Mas eu preciso sair para comprar comida. E agora? A segunda recomendação é que, se possível, você procure opções de compras sem sair de casa. Ou seja, existem supermercados online que podem ajudar quem possui pessoas do grupo de risco em casa, principalmente. 

Ainda assim, se você precisar ir até um mercadinho próximo de sua casa ou mesmo um supermercado, fique atento! Existem algumas dicas para ir ao mercado que poderão ajudar a evitar o contágio. 

Como se proteger para ir ao mercado Coronavírus

É muito importante saber como se proteger para ir ao mercado e não ser infectado. Essas medidas devem ser seguidas com cuidado já que essa pode ser das zonas de maior possibilidade de contágio. 

Isso acontece porque itens do supermercado passam pelas mãos de muitas pessoas em muitas regiões do país! De acordo com o médico epidemiologista André Ribas Freitas, professor da faculdade São Leopoldo Mandic, esse é um lugar de fácil contaminação. Em entrevista ao portal UOL o médico apontou a importância do cuidado nessas áreas.

Saiba quanto tempo pode durar o coronavírus nas superfícies!

Dicas proteção para ir ao mercado

Outras dicas importantíssimas também, são as do professor da UFSC (Oscar Bruña-Romero) especialista em pandemias, indica as seguintes medidas:

Veja as medidas de precaução definidas pelo professor:

1. Nunca fique a menos de um metro de outro ser humano;

2. Considere sempre a sua mão suja. Nunca leve a mão à boca, ao olho ou nariz enquanto estiver no mercado, nem para coçar, nem para tocar nos cabelos;

3. Pague suas compras no cartão. Não aceite moedas e muito menos notas de papel até depois da pandemia;

4. Guarde álcool em gel e álcool 70% com um rolo de papel toalha no carro. Coloque as compras no porta-malas e, em seguida, abra a porta do carro e passe álcool gel na mão (ainda fora do veículo). Molhe uma folha de papel toalha com álcool 70% e passe no volante, no freio de mão e na alavanca das marchas. Passe também na maçaneta (alavanca) da porta de dentro do carro, nos controles dos vidros e nos controles do rádio. Não faça desinfecção do carro por fora, é necessário sempre considerar que o veículo possa estar contaminado. Feche a porta, sente-se e desfrute a viagem;

5. Higienize os alimentos ao chegar em casa, principalmente aqueles que serão consumidos crus. Lave em água corrente e mergulhe as verduras e frutas em uma solução contendo água sanitária diluída em água. Observe no rótulo da água sanitária a diluição ideal e o tempo necessário para deixar o alimento em imersão. Se não tiver essa informação no rótulo, busque outra marca, pois alguns produtos não devem ser utilizados em alimentos. Depois disso, enxágue com bastante água. Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenadas.;

6. Caso tenha comprado itens que não são comestíveis, passe um álcool 70% neles ou deixe ao sol direto por duas horas, no mínimo;

7. Sempre que chegar em casa da rua, tire os sapatos e troque a roupa. Lave os braços até o cotovelo. É fundamental ter uma ‘roupa de casa’, e a ‘roupa de rua’ que não quiser lavar diariamente, deixe sempre no mesmo lugar. Volte a vesti-la apenas imediatamente antes de necessitar sair para a rua novamente. Não transite em casa com ‘roupa de rua’.

8. Passe álcool 70% em todas as torneiras das pias de casa uma vez por dia, nas maçanetas das portas e nas chaves de casa e do carro;

9. Passe álcool 70% no seu celular, tablet, notebook, teclados e mouse uma vez por dia. Considere-os sempre sujos (lave as mãos ou passe álcool em gel depois de usar);

10. E, claro, sempre em caso de dúvida: lave as mãos.

Boas compras!

 

Leia Também