Média ENEM 2016

Média ENEM 2016 – Saiba como funciona

Entenda como funcionam os resultados obtidos no Exame

É sonho de uma grande parte de brasileiros alcançar o tão desejado diploma de ensino superior, principalmente em uma instituição pública de ensino. Existem várias maneiras de obter esse título e uma delas é através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pois chegou um dos momentos do ano em que estudantes, sejam eles jovens ou adultos, buscam uma vaga no ensino superior público usando a Média Enem. Para isso, os candidatos precisam ficar atentos aos resultados Enem 2016 e procurar entender fazer uso ideal de suas notas de acordo com os cursos e instituições que pretendem tentar o ingresso.

https://pronatec.pro.br

É interessante, para entender melhor, saber como funciona todo o processo.

Média do ENEM 2016

Todos os anos acontecem pequenas modificações na média do Enem, em geral. A média total, levando em consideração todos os estudantes que participaram do Exame esse ano, subiu em linguagens e matemática, por exemplo. Em compensação caiu em ciência da natureza e ciências humanas. Essas são as quatro áreas avaliadas na prova – além de redação.

Em linguagens e códigos a média total foi de 520,5 pontos e matemática foi de 489,5. Em ciência da natureza a média foi para 477,1 e em ciências humanas 533,5 – uma queda considerável se atentarmos que em 2015 a média foi de 5558,1.

Apenas para efeito de comparação, o governo exige nota de 450 pontos para oferecer o certificado de ensino médio e para participação em programa como o ProUni.

Na redação do Enem os números também foram menores. Apenas 77 participantes conseguiram a façanha da nota mil – nota máxima – na redação. Ano passado foram 104 candidatos que alcançaram essa nota. Em contrapartida o número de notas zero foi maior do que em 2015. No ano de 2016 foram mais de 84 mil candidatos zerando a redação – contra 54 mil no ano anterior.

Como saber a média do Enem

O primeiro passo para os estudantes que pretendem entender esse processo de como saber a média do Enem é estar com as cinco notas específicas do Exame Nacional do Ensino Médio em mãos. Para isso é necessário ir até a página do candidato no site do Enem: http://enem.inep.gov.br/participante/

https://pronatec.pro.br

Com o CPF e a senha registrada anteriormente, o candidato poderá ver quais são suas notas nos quatro conhecimentos específicos (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias). Está com as notas em mãos? Então saiba como fazer o cálculo.

Como fazer a média do Enem

Para saber como fazer a média do Enem nem sempre é tão fácil.

A média simples é feita de maneira tranquila. O candidato soma todas as quatro notas de áreas específicas e da redação – cinco notas, portanto – e divide esse valor total por cinco. O número obtido é, então, a sua média simples.

Esses cálculos podem ficar complexos se existe um determinado peso para cada uma das provas individuais do Enem – prática comum de várias universidades. Nesses casos, a média poderá ser feita somando as cinco notas e as dividindo por seus respectivos pesos.

É possível encontrar ferramentas que facilitam a obtenção dessas médias na internet. Uma delas é a calculadora Enem que pode ser vista no site:

http://www.enemsimples.info/p/calculadora-sisu.html

 

Leia Também