MEC Renova Intercâmbio

Acordo garante renovação de intercâmbio com a Noruega.

Brasil e Noruega fecham assinam acordo que garante a troca de experiências entre estudantes dos dois países.

O ministro Mendonça Filho, responsável pelo Ministério da Educação, renovou o memorando de cooperação entre Brasil e Noruega. Em reunião com o ministro da Educação e Pesquisa da Noruega, Torbjørn Røe Isaksen, o acordo de entendimento entre ambos ressalta o amplo interesse dos dois países no campo da troca de experiências estudantis e profissionais.

https://pronatec.pro.br/

Os representantes firmaram um acordo que defende a renovação dos empenhos entre os países para dar sequência à cooperação mútua em todos os níveis de educação (básica, superior e profissional). O memorando também aponta para a realização de reuniões regulares, com a intenção de que ambas as partes conversem sobre diferentes ações de mobilidade, intercâmbio de informações sobre sistemas educacionais e políticas, organização de seminários e eventos e, também, inovação e inclusão social.

Detalhes da renovação de intercâmbio com a Noruega

O ministro Isaksen apresentou durante o encontro a estratégia de seu país nessa cooperação com o Brasil. Panorama, como é chamada essa estratégia norueguesa, também abarca outros países de fora da Europa e é onde estão detalhadas as promoções de mobilidade. Estudantes do país escandinavo podem ir para nações parceiras como o Brasil, Japão, África do Sul, Índia e China.

A Noruega é responsável por algumas das maiores comunidades científicas de pesquisa, empresas bem inseridas na economia mundial e recursos naturais. A intenção do país é, em conjunto com as comunidades de pesquisa e de educação do Brasil, reforçar a competitividade e a inovação nestes campos.

Abílio Baete Neves, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também estava participando da reunião que selou o acordo entre Brasil e Noruega e se disse otimista em relação ao memorando. Para Abílio, existe um campo enorme de possibilidades de troca em ambos os países. O ministro norueguês elogiou alguns aspectos do sistema educacional brasileiro, dando ênfase a excelência das universidades públicas.

Mendonça filho deixou claro, durante o encontro, que o programa Ciência sem Fronteiras (apesar de especulações contrárias) será mantido – voltado para estudante da pós-graduação.

 

Leia Também