MEC pede adiamento do início do horário de verão por causa do Enem

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

MEC pede adiamento do início do horário de verão por causa do Enem – Confira todas as informações sobre o assunto!

MEC pede adiamento do início do horário de verão por causa do Enem – Confira todos os detalhes sobre a programação do Enem 2018 e sobre como o horário de verão pode influenciar nas provas!

Brasileiros de todas as regiões do país estão ansiosos esperando por um dos momentos decisivos do ano: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas provas poderão ser a porta de entrada para uma vaga em uma instituição de ensino superior pública ou privada.

Por isso é importante ficar atento a todas as novidades em relação a prova além de estar preparado e estudando para as disciplinas específicas. Entre os principais detalhes ainda está a fase de adaptação ao sistema de dois fins de semana de prova seguidos.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre algumas possíveis mudanças. Confira e saiba como estar atento para não perder os prazos. Saiba mais sobre o calendário Enem e os dias de provas.

MEC pede adiamento do início do horário de verão por causa do Enem
Foto: Bento Leite

Calendário Enem 2018

Calendário Enem 2018
Foto: Bruno Menezes/VEJA

Existem possibilidades de mudanças no Calendário Enem 2018! O Ministério da Educação (MEC) solicitou ao presidente Michel Temer e à Casa Civil que houvesse uma mudança no início do horário de verão.

A intenção é que essa mudança seja um adiamento já que o período começaria exatamente no dia 4 de novembro: essa é a data da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio em todo o Brasil.

Mas qual é a relação entre horário de verão Enem? Como é de conhecimento geral, no início desse período, os relógios precisam ser adiantados em uma hora. Isso poderia causar uma confusão para um número grande de candidatos. Até o momento, o Governo Federal ainda não se posicionou sobre a modificação.

Confira também Como otimizar o Tempo no Enem 2018!

Datas Enem 2018

Datas Enem 2018
Foto: Divulgação

As datas Enem 2018 já foram divulgadas há bastante tempo, por isso é necessário que o horário de verão seja mudado – já que não existe a possibilidade logística de mudar os dias das provas.

Mas quais são os dias Enem 2018? O Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro, respectivamente. As provas serão divididas da seguinte forma:

  • Domingo 04/11: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias; 45 de Ciências Humanas e suas tecnologia; e redação; Duração: 5h30
  • Domingo 11/11: 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e 45 de Matemática e suas tecnologias. Duração: 5h

A abertura dos portões acontece às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas está marcado para às 13h30 sendo que o encerramento acontece às 19h (no primeiro domingo) e às 18h30 (no segundo dia).

 

Leia Também