Me formei e não consegui emprego – Saiba o que fazer e confira as melhores dicas!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Me formei e não consegui emprego – Fique ligado e saiba o que fazer caso ainda não tenha alcançado os melhores espaços no mercado de trabalho mesmo depois de formado!

Me formei e não consegui emprego – Hoje em dia não é fácil conseguir boa estabilidade e salários interessantes no mercado de trabalho brasileiro. Muitas pessoas, inclusive, conseguem uma graduação e nem assim conseguem empregar-se. 

Independente da região do país que você mora, essas dificuldades devem aparecer. Se você estudou e está focado mas mesmo assim ainda não conseguiu boas vagas, é hora de ficar ligado. 

A seguir vamos trazer algumas informações e dicas que podem ajudar. Saiba como se posicionar no mercado e conseguir uma boa vaga de emprego depois de recém-formado. Confira!

Me formei e não consegui emprego
Imagem: Divulgação

Não consigo emprego na minha área 

“Eu não consigo emprego na minha área, e agora?”. Essa é uma questão que surge com muita frequência por parte de internautas que estão querendo saber mais sobre as melhores oportunidades no mercado. 

A expectativa muitos vezes acaba sendo maior para quem é um recém-formado e não consegue emprego. Algumas pessoas acabam tentando uma pós-graduação para adicionar valor na sua graduação, mas essa não é uma opção possível para todos. 

A taxa de de desemprego no Brasil nos últimos anos para jovens no Brasil chegou a até 13% para recém-formados. Por isso se você está nessa situação ou conhece alguém que está, fique tranquilo. Isso faz parte e nem sempre é fácil conseguir as melhores oportunidades logo de cara. 

Por isso, a seguir vamos trazer algumas dicas que poderão influenciar positivamente a sua vida profissional e pessoal. Fique ligado!

Confira também Dicas para a entrevista de Emprego!

Dicas para Recém-Formados 

Finalmente, algumas dicas para recém-formados que não conseguem emprego podem ser essenciais. Vamos trazer alguns detalhes e você pode compartilhar com alguém que passa por dificuldades nesse momento!

Vamos lá:

  • Mantenha foco na vaga dos seus sonhos

Por mais que muitas pessoas pensem que é necessário se sacrificar, você pode sim manter o foco na vaga que almeja. Pense sempre em qual área você quer trabalhar e entre em contato com empresas e pessoas que atuam nesse campo específico para fazer uma rede de contatos, o famoso network

  • O currículo é seu aliado

Manter o currículo atualizado é uma obrigação! Procure sempre novas formas de crescer profissionalmente e, se possível, adicione essas atividades no seu resumo profissional. Essa é sua apresentação para as empresas sempre!

  • Você é sua “empresa”

No fim, o que vale é a imagem que você passa para um empregador em potencial. Ou seja, trabalhe na sua apresentação pessoal e tente sempre ser uma pessoa razoável e que esteja de acordo com o perfil das vagas que está disputando. 

  • Não pare de estudar

Mantenha-se sempre atualizado! É importante que você não pare de se preparar e procure se atualizar sempre de acordo com os desafios do mercado nacional. Essas dicas para procurar emprego podem ser essenciais tanto para quem está começando como para quem já está inserido no mercado. 

Uma ótima opção neste sentido são alguns Cursos Gratuitos e capacitações do Senai e Senac. Para saber mais, acesse: https://pronatec.pro.br/cursos-gratuitos-senac-sp/

 

Leia Também