Matrícula Fácil 2020 – Como funciona, Calendário e Inscrições!

Matrícula Fácil 2020 – Confira todas informações e como realizar a inscrição!

Saiba todos detalhes de como realizar a matricula totalmente de forma online e sem perder tempo. Veja mais no texto!

Com as novas tecnologias estão surgindo algumas grandes novidades para facilitar nossa vida. É o caso do Matrícula Fácil 2020, considerado como uma das principais iniciativas de governos de várias regiões para garantir a facilidade de acesso à educação para crianças, jovens e, em alguns casos, até adultos (através do EJA). 

A maior procura ainda acontece por parte de pais que querem fazer a matrículas dos filhos(as) em escolas sem precisar perder um turno inteiro em filas ou marcando reuniões. Se você ainda não conhece o  Programa Matrícula Fácil 2020, chegou a hora!

Abaixo você vai encontrar as principais informações sobre essa ação do governo que poderá ser uma ótima ajuda para a sua rotina e para o processo de escolha das melhores vagas para o seu filho ou parente. Confira!

Matrícula Fácil 2020
Foto: Divulgação

Matrícula Fácil 2020

O Matrícula Fácil 2020 surgiu como uma das melhores novidades dos últimos tempos para pais e responsáveis que precisam fazer a matrícula de seus filhos em uma escola e sabem que nem sempre é fácil conseguir achar tempo para isso. 

Por isso milhares de pessoas estão procurando mais informações sobre essa ação que irá facilitar na busca por vagas em escolas perto de sua casa e, a melhor parte, de forma online e sem precisar enfrentar grandes filas. 

Como Funciona Matrícula Fácil 2020

Mas então como funciona o Matrícula Fácil 2020? Essa é uma dúvida que surge principalmente por parte de quem ainda não usou esse programa e não sabe exatamente como enfrentar essa novidade. 

Inicialmente popularizado pelo Governo do Rio de Janeiro, o Matrícula Fácil está sendo “imitado” em várias regiões do país já que as experiências foram positivas em administrações diferentes que viram como pode ser prática essa ação. 

Sabendo que em cada região existe um tipo de sistema, não é possível garantir que todas funcionam da mesma forma. Mas na maioria das situações você procura por vagas Matrícula Fácil ofertadas nas instituições da sua região e faz a realização de uma pré-matrícula. 

Depois é só seguir os passos que serão dados pelo próprio sistema e que variam de acordo com a região. O lado bom é que você pode reservar uma vaga pelo programa sem precisar ter problemas como distribuição de senhas e filas. 

Documentos Necessários Matrícula Fácil 2020

E quais são os documentos necessário Matrícula Fácil 2020? Isso vai depender de alguns fatores. O primeiro deles é qual é a região que você está tentando conseguir uma das vagas; o segundo é saber exatamente qual tipo de escola você está buscando. 

Ou seja, se você estiver tentando matricular uma criança nos primeiros anos, provavelmente serão exigidos documentos diferentes de alguém que vai fazer o Ensino Médio. Mas selecionamos a seguir alguns documentos Matrícula Fácil 2020 que provavelmente serão obrigatórios na sua região:

  • RG (Registro Geral) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável; 
  • RG e CPF do candidato; 
  • Histórico Escolar ou declaração da última escola que passou; 
  • Certidão de nascimento (ou casamento); 
  • Comprovante de residência; 
  • Fotos 3×4; 
  • Laudo comprobatório de deficiências (caso necessário). 

Quem pode fazer Matrícula Fácil 2020

E quem pode fazer a Matrícula Fácil 2020? Qualquer pessoa pode simplesmente entrar no site e inscrever-se para tentar conseguir uma das vagas sendo disponibilizadas em escolas da sua região?

Não é bem assim. Existem diferentes tipos de Matrícula Fácil que poderão variar de acordo com as demandas e a região. Selecionamos a seguir alguns tipos de cadastro:

  • Matrícula de Renovação: como diz o nome, esse cadastro é voltado para estudantes que já estavam estudando e querem garantir a sua manutenção na mesma escola; 
  • Continuidade: é o caso de estudantes que estão matriculados em alguma escola, mas que vão para uma série/ano que não existe na atual instituição; esses alunos precisam ser encaminhados para outra escola; 
  • Recepção: é um caso parecido com o anterior, mas nesse caso os estudantes precisam continuar em uma escola e são encaminhados de forma colaborativa entre Estado e Município para uma instituição que tenha a sua série/ano correspondente; 
  • Transferência por interesse próprio: esse é o caso de estudantes que querem ir para outra instituição no ano seguinte por motivos variados. 

Inscrições Matrícula Fácil 2020

As inscrições Matrícula Fácil 2020 são um destaque já que podem ser feitas de forma totalmente online, apenas com acesso à internet. Isso é uma grande ajuda para quem precisa pensar na matrícula dos filhos. 

Como dito anteriormente, esse programa já está sendo usado em diversas regiões do país (como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Amazonas e Pernambuco). Por isso não existe exatamente uma data específica em nível nacional, quem escolhe as datas e forma de fazer a ação são os Governos Estaduais. 

Mas a inscrição Matrícula Fácil 2020 geralmente acontece no período entre o fim de um ano e começo de outro. Ou seja, é necessário ficar atento sempre para esses momentos de fim de semestre para conseguir inscrever seu filho ou parente. 

Calendário Matrícula Fácil 2020

A principal dica para quem quer saber o Calendário Matrícula Fácil 2020 é que confira o site do Governo Estadual da sua região. Para facilitar esse processo, procure no Google por ‘Governo Estadual do (inserir região) Educação’. Isso vai levar você até o site específico. 

Outra opção interessante é buscar a Secretaria de Educação Municipal ou Estadual mais próxima de você e perguntar sobre a acessibilidade a esse tipo de ação. 

Quem quiser saber mais, por exemplo, sobre o Matrícula Fácil RJ 2020 deve acessar:

http://www.matriculafacil.rj.gov.br/

 

Leia Também