Matrícula Fácil 2018


Matrícula Fácil 2018 - Programa que permite que os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA realizem sua matrícula de forma totalmente Online. Confira!
Matrícula Fácil 2018

Matrícula Fácil 2018 – Programa dá Acesso a Educação Para Todos! Conheça a maneira mais fácil de garantir acesso às vagas nas Escolas da Rede Estadual.

Veja como o Matrícula Fácil 2018 pode ajudar você! Confira como realizar sua matrícula fácil online, de forma rápida e simples.

Com a finalidade de facilitar a vida dos pais de estudantes, que até então precisavam que se deslocar até uma a uma escola e enfrentar fila para garantira matrícula de seus filhos nas escolas da rede pública; o Estado do Rio de Janeiro desenvolveu o programa Matrícula Fácil 2018.

Se você é um pai ou responsável, certamente você já ouviu falar deste programa.

Como funciona o Matrícula Fácil 2018?

O Matrícula Fácil permite que os pais ou responsáveis de alunos realizem a pré-matrícula dos mesmos de forma online, sem precisar sair de casa.

A ferramenta também permite que jovens e adultos matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) façam sua pré-matrícula.

Matrícula Fácil 2018

Funciona assim: Os responsáveis, através do site Matrícula Fácil informam os dados completos do aluno, incluindo as documentações dele e dos próprios pais, endereço residencial, telefone de conta e a rede escolar de origem.

Também é necessário recomendar pelo menos duas unidades escolares de sua preferência (que sejam próximas ao endereço de morada), além de escolher o turno desejado.

A plataforma alerta a cautela no ato das escolhas das instituições de ensino, pois uma vez que elas são escolhidas, não é possível fazer a sua alteração.

Assim que a escola entrar em contato com a família, os pais deverão ir até a escola e realizar a matricula de fato.

Período de Pré-Matrícula 2018

Inscrição Matrícula Fácil 2018Se você acessar o site do Matrícula Fácil, na área de inscrição, você verá que a mesma estará indisponível, pois o período de pré-matrícula deste ano já foram encerrados.

O período de cadastramento ocorre todo início de ano. Para o ano que vem, o Matrícula Fácil 2018 deverá abrir o prazo de pré-matrículas ainda em janeiro, se estendendo por todo o mês.

Após o contato das unidades escolares com os estudantes contemplados com a matrícula, os pais deverão se dirigir às escolas até o prazo estipulado pela Secretaria da Educação do Estado para finalizar a matrícula.  É possível que o período de efetivação das matrículas seja até uma semana antes do início do ano letivo 2018.

Documentos necessários para o Matrícula Fácil 2018

Confira a seguir, a lista da documentação necessária para realizar a efetivação da matrícula escolar:

  • Documento de Identidade – RG (original)
  • CPF do Estudante (original)
  • Duas fotos 3×4
  • Histórico Escolar ou Declaração da última instituição de ensino (original)
  • Documento de Transferência Escolar, no caso de alunos transferidos (original)
  • Certidão de Nascimento (em caso de alunos menores de idade) (original)
  • Certidão de Casamento, em caso de alunos maiores de idade, se necessário (original)
  • CPF dos pais ou responsável (originais e cópias)
  • Em caso de estudantes com necessidades especiais, Laudo que comprove a (s) deficiência (s) declarada (s).
  • Comprovante de Residência
  • Número da Inscrição gerado no site Matrícula Fácil

Para quem é destinado as vagas do Matrícula Fácil 2018?

Vagas Matrícula Fácil 2018O programa permite que estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA da rede pública do Estado do Rio de Janeiro efetuem a sua pré-matrícula através da internet.

Sendo assim, as vagas são destinadas as seguintes séries (ou “anos”, como são chamados atualmente):

  • Ensino Fundamental: 1° a 9° ano;
  • Ensino Médio: 1° ao 3° ano;
  • EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Informações essenciais sobre o Matrícula Fácil 2018

O site do Matrícula Fácil RJ dá aos usuários o acesso às unidades escolares estaduais participantes do programa. Para visualizar as instituições de ensino disponíveis, é só clicar no menu “Lista de Escolas”.

Atualmente, o site não está atualizado com as informações relacionadas às escolas participantes em 2018, no entanto, é possível ter uma ideia, através das escolas participantes da edição deste ano do Matrícula Fácil.

Sendo assim, fique sempre de olho no site do Matrícula Fácil e facilite o processo de matrícula do seu/sua filho (a).







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
12
Vinicius Colares

Autor: Vinicius Colares

Editor Chefe

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *