Matrícula Fácil 2018 Ensino Médio

Matrícula Fácil 2018 Ensino Médio – Confira informações sobre o Cronograma, Número de vagas e como realizar a Inscrição!

Matrícula Fácil 2018 Ensino Médio – é importante ficar bem atento ao cronograma do Matrícula Fácil 2018 Ensino Médio para realizar a sua matrícula!

Chegando para ajudar e facilitar o processo de matrícula dos estudantes para que os mesmos possam se matricular sem sair de casa, o programa Matrícula Fácil 2018 Ensino Médio chegou para descomplicar os últimos quatro anos da vida dos alunos. Pais e responsáveis que residem no Estado do Rio de Janeiro deverão se conscientizar para evitar filas nos colégios  e deixar tudo mais fácil para matricular o estudante na escola.

A inscrição no programa Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio é totalmente online e também abrange o Ensino Fundamental e o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O Ensino Médio é o período final da vida do estudante no colégio. Ele tem quatro anos de conteúdo complementar e mais aprofundado em relação ao Ensino Fundamental, buscando preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também capacitando os mesmos para o ingresso em uma faculdade.

Quem pode fazer o Matrícula Fácil 2018 - Ensino Médio
Foto: Divulgação

Quem pode fazer o Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio?

A Pré-Matrícula e a Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio deverão ser feitas pelo próprio interessado, se maior de 18 anos, ou pelo pai, mãe ou responsável legal, na forma da lei civil, para menores de 18 anos. Para a 1° série do Ensino Médio Regular, são aceitos candidatos com idades entre 12 e 20 anos. Para a 2° série, alunos entre 13 e 22 anos, e para a 3° série, são aceitos estudantes entre 14 e 24 anos de idade.

Matrícula Fácil 2018 Ensino Médio
Foto: Gustavo Morita

Alguns colégios também aceitam inscrições para o Ensino Médio Empreendedorismo e para o Ensino Médio Inovador, Integrado e Intercultural, além do Normal.

Vale destacar que a primeira época de Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio vai até o dia 04/12/2017, e os candidatos que não confirmarem a matrícula na unidade escolar e os que perderem o prazo da Pré-Matrícula, não participando da 1ª fase, poderão participar da 2ª Fase da Matrícula, através do website oficial, no período de 18/01/2018 até 19/01/2018.

Como funciona o Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio?

Como funciona o Matrícula Fácil 2018
Foto: Divulgação

No website, os alunos poderão realizar a Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio escolhendo até 3 unidades escolares, entre até 15 opções. O aluno poderá dizer quais são suas opções em ordem de preferência, e o estado irá tentar alocar da maneira correta, respeitando os critérios estabelecidos e os turnos escolhidos.

Confira também as Escolas Estaduais de Tempo Integral 2018!

Documentos necessários para o Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio

Essa é a lista de informações necessárias para realizar a inscrição para a pré-matrícula escolar:

  • – Nome completo do candidato à Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio;
  • – Data de nascimento;
  • – Sexo;
  • – Estado Civil;
  • – Nacionalidade;
  • – Naturalidade;
  • – Endereço completo, inclusive o CEP;
  • – Telefone fixo e móvel, se possuir;
  • – Endereço eletrônico, se possuir;
  • – Número da carteira de identidade do candidato, se possuir, órgão expedidor;
  • – CPF do titular, se possuir;
  • – Nome da mãe e do pai ou responsável legal;
  • – CPF do responsável;
  • – Certidão de nascimento ou casamento: data de nascimento, livro, folha, termo, registro, Município onde foi lavrada e a Unidade Federativa do cartório;
  • Documentos necessários para o Matrícula Fácil 2018
    Foto: Divulgação

    – Declarar se é pessoa com deficiência, em cumprimento ao disposto na Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União, de 21 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004;

  • – Rede Escolar de origem;
  • – Em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento;
    Série pretendida;
  • – Escolher entre duas ou três opções de unidades escolares, podendo o candidato optar por cursos e/ou turnos distintos, dentro da mesma escola, escolhendo entre até quinze opções para Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio;
  • – Escolher o(s) turno(s) em que deseja estudar;

Como inscrever-se no Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio

Como inscrever-se no Matrícula Fácil 2018
Foto: Divulgação

Para fazer a inscrição no Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio, é necessário ter as informações à mão e preencher sua ficha no website.

O aluno que desejar inscrever-se no Matrícula Fácil 2018 – Ensino Médio deverá acessar o website do Matrícula Fácil e selecionar o campo “Faça sua Inscrição” através do link: http://bit.ly/Inscrição-Matricula-Fácil