Matrícula EJA 2020 – Termine o Ensino Fundamental e Médio de forma totalmente Gratuita!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Matrícula EJA 2020 – Confira através do artigo todas as informações sobre essa modalidade de Ensino que milhões de jovens e adultos usam para terminar os Estudos!

Matrícula EJA 2020 – Confira todos os detalhes sobre como terminar os estudos através da Educação para Jovens e Adultos!

Chegou a hora! Esse é o período do ano que cresce bastante o número de pessoas procurando a Matrícula EJA 2020. Isso acontece já que muitos tentam finalizar a sua educação formal de forma rápida e eficiente. 

Sabendo que hoje em dia existem diferentes maneiras de terminar os estudos é importante saber qual pode ser melhor para você. Por isso pesquise e entenda exatamente como funciona cada modalidade. 

A seguir vamos falar um pouco do mais tradicional supletivo do país. Confira todas as informações e saiba como mudar o seu percurso profissional depois de obter uma certificação de nível Fundamental e Médio. 

Matrícula EJA 2020
Imagem: Hedeson Alves/Arquivo-Seed

O que é EJA e Como Funciona

Primeiramente, é necessário entender o que é EJA e como funciona. Essa é uma pergunta comum e muitas pessoas procuram entender exatamente qual é a diferença desse tipo de supletivo para outros. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) nasceu a partir do próprio governo federal como uma opção ofertada em nível nacional para quem quer terminar os estudos. A ideia, porém, é que ao contrário de provas certificadoras como o Encceja, o EJA aconteça localmente. 

Ou seja, não existe um calendário específico da Educação para Jovens e Adultos. Quem oferece de acordo com a demanda e as vagas são as próprias Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. 

Em geral, os módulos são dados da seguinte forma: os estudantes podem terminar um ano de educação em um equivalente à seis meses. Ou seja, você pode se formar nos três anos do Ensino Médio em apenas um ano e meio. Mas, assim como as matrículas, o tempo muda de acordo com a região.

EJA EaD

Mas e como funciona o EJA EaD? Essa é uma opção que não surge em todas as regiões do país, mas que é popular em alguns lugares. Ao contrário do EJA tradicional que exige que os estudantes vão para as aulas todos os dias, essa outra modalidade é mais tranquila para quem já possui uma rotina diária. 

E o que é EJA EaD? Essa é uma modalidade para quem quer estudar em casa e ir nas unidades presenciais apenas para fazer os exames e provas. Essa é uma opção também popular mas com menor número de inscritos, geralmente. 

Outra opção para terminar os estudos de forma gratuita é o Encceja 2020!

Quando Começa EJA 2020

Por fim, quando começa o EJA 2020? Como dito anteriormente, não existe um calendário nacional. Portanto, as vagas começam a ser distribuídas pelas secretarias municipais e estaduais de acordo com a demanda e com o número de ofertas disponíveis em cada região. 

Ou seja, as inscrições EJA 2020 já estão acontecendo em algumas regiões do país. Em São Paulo, por exemplo, quem quer voltar às salas de aula pode se inscrever na Educação de Jovens e Adultos sem prazo definido. 

A vantagem da inscrição EJA 2020 em SP é que os candidatos podem se inscrever em qualquer unidade da rede estadual mesmo que as aulas não aconteçam naquela unidade específica. Com documentos de identidade, comprovante de residência e histórico escolar (se tiver) é possível inscrever-se caso seja maior de idade – menores devem ir com pais ou responsáveis. 

Em outras regiões também é possível inscrever-se através da rede estadual de educação. Caso não saiba como funciona, procure uma escola estadual mais próxima de você para ter informações!

EJA EaD 2020 – Inscrições abertas para terminar os estudos gratuitamente!

 

Leia Também