Matar barata DESSE jeito é um perigo; entenda!

Pode ser prejudicial à sua saúde

Baratas são realmente bichos nojentos e ninguém gosta de se deparar com elas, seja em casa ou na rua. São insetos que andam pelos lugares mais sujos possíveis, dentro de esgotos e bueiros imundos. Por isso, assim que avistamos uma barata já queremos logo matar. No entanto, você sabia que há uma maneira certa de fazer isso?

De acordo com a comunidade médica e científica, é perigoso matar barata pisoteando-a. Não estamos falando do som arrepiante de um inseto desses sendo esmagado ou até mesmo da mancha que o bicho deixa no chão. São os riscos que trazemos para a nossa própria saúde.

Matar barata DESSE jeito é um perigo
Entenda os riscos de se matar uma barata de forma errada (Foto: divulgação)

Por que matar barata pode ser um perigo?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), matar uma barata pisando nela pode provocar um problema de saúde muito grave no meio ambiente. O motivo é que o inseto espalha uma bactéria quando é esmagado. Elas podem levar a crises de asma ou alergias quando inaladas e são casos muito mais comuns de ocorrem do que pensamos. De acordo com a instituição, esses bichos são verdadeiros destruidores anti-higiênicas em assentamentos humanos.

Quais doenças as baratas podem provocar?

Quando matamos as baratas, as bactérias que elas soltam podem transmitir algumas doenças como a salmonela, assim como outras provocadas por estreptococos e estafilococos. Esses micróbios também podem se alojar no intestino e causar doenças como cólera, diarreia e febre tifoide.

Baratas se fingem de mortas?

Sim, as baratas são muito traiçoeiras e se fingem de mortas para escapar assim que você parar de prestar atenção nelas. Por isso, muitas vezes, mesmo se você pisar para matar na barata, elas parecem esmagadas, mas não estão. Aliás, esses insetos têm uma flexibilidade absurda que permite que eles mudem o fluxo de energia de seu corpo para carregá-los nas pernas e poderem fugir de uma ameaça.

Mas, se você tiver certeza de que ela está morta, não varre a casa para tirá-la do lugar. Pelo contrário. Deixe-a no mesmo lugar e espere que outros insetos – como as formigas, por exemplo – avancem nela. Ou então, pegue-a com um pedaço de papel higiênico e jogue-a na lixeira, bem longe de você.

Como matar uma barata?

Portanto, a principal coisa que você não deve fazer para matar uma barata é pisar nela. Afinal, matá-la instintiva e instantaneamente pode ser muito prejudicial à nossa saúde. A principal forma de matá-la fumigando o inseto. Isso porque esse animal pode sobreviver por meses sem comida e gravemente ferido enquanto elimina as bactérias. Por isso, uma fumigação completa pode realmente eliminar esse terrível problema de uma vez por todas.

Então lembre-se: viu uma barata? Muita calma nessa hora. Se não conseguir fumigá-la e bichos do tipo aparecem com frequência na sua casa, o ideal é contratar uma equipe de dedetização para pôr fim a esse ‘mal’ na sua residência e na sua vida.

Veja também: WhatsApp FINALMENTE libera nova ferramenta que todo mundo queria; descubra!

Veja também: NESTES estados do Brasil o casamento dura mais; afirmação é polêmica!