MAIS TEMPO para ESTUDAR! Adiamento da Prova do Encceja 2020: Veja como se PREPARAR com os materiais GRATUITOS do INEP!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

MAIS TEMPO para ESTUDAR! Adiamento da Prova do Encceja 2020 – Confira como pode ser a sua preparação para a principal prova de certificação do país! 

O adiamento da prova do Encceja 2020 deixou muitas pessoas frustradas já que teremos um ano inteiro sem a realização do exame. Ao mesmo tempo, essa pode ser vista como uma ótima oportunidade para estudar e se preparar da melhor forma possível. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova voltada justamente para quem quer terminar os estudos. Por isso o nível de dificuldade não é grande para quem estiver pronto para as provas. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre a nova data do exame e sobre como você pode se preparar para garantir seu certificado de Ensino Médio ou Fundamental no tempo certo. Confira!

MAIS TEMPO para ESTUDAR! Adiamento da Prova do Encceja 2020
Imagem: Divulgação

Data Prova do Encceja 2020

Primeiramente, foi divulgada uma nova data da prova do Encceja 2020. Em reunião online, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, falou sobre isso. 

De acordo com ele a edição da prova do Encceja 2020 vai ser em abril de 2021. Essa foi a melhor solução para o Inep já que as medidas sanitárias precisam ser respeitadas e seria impossível fazer isso até o fim deste ano. 

Apenas na edição de 2019, por exemplo, foram mais de 3 milhões de candidatos fazendo o exame em todo o Brasil. As provas são feitas em salas de aula e as medidas de proteção demoram um tempo para serem implementadas para um número tão grande de candidatos. 

Estudar para Encceja 2020

A boa notícia é que as pessoas que estavam esperando para estudar para o Encceja 2020 agora já possuem uma data como base. Isso já é um ótimo motivo para começar a fazer uma programação dos seus estudos e da rotina que irá seguir. 

Ao contrário do que muitos pensam, NÃO é necessário começar a estudar para terminar o Ensino Médio com sessões de 3h ou 4h de estudo. É necessário começar com calma e respeitando a sua rotina, principalmente. 

Muitas pessoas possuem filhos pequenos em casa ou então precisam trabalhar cargas horárias bastante altas. Nesse caso, não é necessário começar estudando todos os dias por mais de 1h por dia. 

Se você trabalha ou possui um dia a dia cheio, comece procurando “brechas” na sua rotina que poderão servir para estudar um pouco. Um primeiro contato com materiais de estudo do Encceja poderá ser interessante para começar a entender como funciona a prova e qual é o nível de dificuldade. 

Materiais de Estudo Encceja 2020

Como a prova acontecerá no próximo ano, mas será pensada como edição deste ano, podemos fazer uma preparação baseada nos materiais de estudo do Encceja 2020. Para isso existem diversas opções, mas algumas são destaque. 

A primeira ideia é procurar os materiais de estudo do Inep Encceja 2020. O próprio Instituto disponibiliza materiais online que você pode acessar e estudar. São cartilhas de cada uma das matérias, voltadas para o nível que você vai tentar a certificação: Ensino Médio ou Ensino Fundamental. Elas estão disponíveis no site do Encceja Inep

Outra opção para quem já tem uma rotina mais complicada e quer estudar onde e quando quiser, são as apostilas do Encceja 2020. Esse tipo de material possui duas vantagens principais: 

  • Apostilas do Encceja: podem ser levadas para estudar em qualquer lugar – transporte público, horário de almoço, etc); 
  • Apostilas Digitais do Encceja 2020: podem ficar no seu celular ou qualquer outro dispositivo móvel com facilidade. 

Em ambos os casos, você pode conseguir as apostilas para terminar os estudos com o Encceja rapidamente e com um investimento que irá garantir o seu futuro profissional:

Apostila Preparatória ENCCEJA 2019-ENCCEJA - ENSINO MÉDIO-ENCCEJA - ENSINO FUNDAMENTAL-12.354 Pessoas já adquiriram o material e estão se preparando para o Exame em 2019.
Apostila Preparatória ENCCEJA 2020
ENCCEJA – ENSINO MÉDIO
ENCCEJA – ENSINO FUNDAMENTAL
5.968 Pessoas já adquiriram o material e estão se preparando para o Exame em 2020.

 

Leia Também