Mais de 30 MILHÕES de idosos que já recebem do INSS estão comemorando a novidade; confira HOJE (24/03)

Antecipação do 13º para idosos do INSS promete reforçar a economia e aliviar o orçamento de milhões de brasileiros.

Em uma medida que promete trazer alívio financeiro a milhões, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação do 13º salário para cerca de 33 milhões de idosos que recebem benefícios previdenciários.

Rompendo com a tradição de liberar as duas parcelas do abono nos meses de agosto e novembro, o governo optou por antecipar os pagamentos para abril e maio.

Mais de 30 MILHÕES de idosos que já recebem do INSS estão comemorando a novidade; confira HOJE (2203)
Antecipação do 13º para idosos do INSS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Antecipação de pagamentos

Esta iniciativa não apenas beneficia diretamente os aposentados e pensionistas com um aumento de 50% no valor do salário, mas também visa injetar cerca de R$66 bilhões na economia brasileira.

O ajuste no calendário de pagamentos e os critérios de elegibilidade são detalhes essenciais para que os beneficiários possam se organizar e aproveitar este benefício adicional.

Esta antecipação é uma resposta às necessidades dos idosos em um período de desafios econômicos, representando um esforço do governo para apoiar uma das parcelas mais vulneráveis da população. Além de fortalecer o poder de compra, espera-se que a medida estimule a economia como um todo.

No entanto, é importante notar que nem todos os beneficiários do INSS serão contemplados com o 13º antecipado; apenas aqueles que recebem aposentadorias, pensões, auxílios e outros benefícios específicos estão incluídos.

Há alguma mudança na forma de cálculo do 13º salário para os beneficiários do INSS?

Não, não há mudanças na forma de cálculo do 13º salário para os beneficiários do INSS.

O 13º salário, também conhecido como abono anual, é calculado com base no valor total dos benefícios recebidos pelo beneficiário ao longo do ano.

Para aqueles que recebem aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários, o valor do 13º é equivalente ao de um mês de benefício, dividido em duas parcelas.

Veja também: O INSS BLOQUEOU seu BPC Veja como recuperar os pagamentos de forma simples

Quem está elegível para receber o 13º salário antecipado do INSS?

Os elegíveis para receber o 13º salário antecipado do INSS incluem:

  1. Aposentados
  2. Pensionistas
  3. Beneficiários de Auxílio-Doença
  4. Beneficiários de Auxílio-Acidente
  5. Beneficiários de Auxílio-Reclusão
  6. Beneficiários de Salário-Maternidade

É importante destacar que os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não têm direito ao 13º salário, portanto, estão excluídos da antecipação.

Veja também: 13º salário ANTECIPADO é confirmado para esta LISTA de idosos e trabalhadores

Como os beneficiários do INSS podem consultar os valores a serem recebidos?

Os beneficiários do INSS podem consultar os valores a serem recebidos, incluindo o 13º salário antecipado, através de várias ferramentas disponibilizadas pelo próprio INSS para garantir o acesso à informação de forma prática e segura.

A principal ferramenta é o portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou o aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones Android e iOS, onde após login com CPF e senha, é possível visualizar o extrato de pagamento de benefício.

Além disso, a consulta pode ser realizada pelo telefone, ligando para a Central de Atendimento do INSS no número 135, que funciona de segunda a sábado.

Para aqueles que preferem um contato mais direto, as agências bancárias onde os benefícios são recebidos, como a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, oferecem tanto nos caixas eletrônicos quanto no atendimento presencial, a opção de consulta dos valores.

Essas múltiplas plataformas de consulta visam oferecer aos beneficiários do INSS um acesso fácil e rápido às informações sobre seus benefícios, assegurando transparência e segurança no processo.

Veja também: ESTE grupo NÃO poderá receber 13 salário do INSS; entenda o motivo