MÁ NOTÍCIA para quem recebe benefício do INSS em setembro: fique esperto!

O Instituto Nacional do Instituto Social (INSS) está passando por um momento de tensão, isso porque o governo federal está enfrentando algumas dificuldades para reduzir a fila de espera do órgão.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se caracteriza enquanto uma autarquia do governo federal brasileiro que atua em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência, que por sua vez recebe as contribuições mensais feitas pelos trabalhadores para que seja possível manter o Regime Geral da Previdência Social em funcionamento. 

A Previdência Social, por sua vez, é responsável por realizar os pagamentos os benefícios que são oferecidos pelo INSS para os seus segurados, como é o caso do salário-maternidade, aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e também outros benefícios que estão incluídos no núcleo das Atividades Exclusivas de Estado. 

Nos últimos dias, foi divulgada uma péssima notícia para as pessoas que vão receber o benefício do INSS neste mês de setembro. Continue na matéria para entender o que está em jogo!

Pessoas que recebem benefício do INSS devem ficar atentos as mudanças promovidas na autarquia. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Segurados que recebem benefício do INSS devem ficar atentos

O Instituto Social do Seguro Social (INSS) atua enquanto um dos principais órgãos públicos do Brasil, sendo responsável por pagar uma série de benefícios previdenciários, como é o caso da pensão por morte, auxílio-doença, benefícios previdenciários e ainda o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

No total, são mais de 37 milhões de pessoas ao redor do Brasil que são beneficiadas pelos pagamentos em questão, que são realizados com um piso de salário mínimo (R$ 1.320) e o teto do benefício é de R$ 7.507,49. Contudo, além das pessoas que já estão sendo contempladas, existem ainda outros milhões de indivíduos que estão no aguardo na fila da Previdência Social para que também passem a ser beneficiadas. 

De acordo com o enfatizado pelo ministro da Previdência Social do Brasil, Carlos Lupi, zerar a fila do INSS é impossível, isso devido a alta demanda de solicitações de benefício, fator que vem crescendo ao redor de todo o país. Contudo, o ministério ainda apontou que tem a pretensão de diminuir o tempo de espera para 45 dias, até o final de dezembro deste ano. 

Lupi ressalta ainda que apesar de considerar impossível zerar a fila da autarquia, é necessário atender o pedido do mês e também resolver o que foi acumulado anteriormente. A expectativa é que até o final de dezembro seja possível atingir o prazo máximo de 45 dias. 

Confira também: INSS divulga data OFICIAL para PAGAMENTOS de benefícios de setembro; calendário será antecipado?

Governo está com dificuldades de zerar a fila do INSS

Antes do mês de julho, o governo federal lançou um programa com o objetivo de beneficiar os funcionários do INSS que estavam colaborando para a redução das filas de atendimento e também as perícias médicas da autarquia. O incentivo conta com previsão de duração de nove meses e ainda poderá ser prorrogado por aproximadamente três meses, dependendo dos resultados obtidos daqui em diante. 

Ainda de acordo com as informações divulgadas pela Previdência Social, as solicitações de pendência obtiveram um recuo de 5,7% entre os meses de junho a agosto. Conforme a análise de Lupi, a redução está seguindo o ritmo estabelecido como expectativa. 

Saiba mais: CONFIRMADO? Governo se posiciona sobre 14º salário do INSS e segurados são pegos de surpresa